26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoAEROPORTO | Nuno Canta diz que estudo ambiental é divulgado neste primeiro...

AEROPORTO | Nuno Canta diz que estudo ambiental é divulgado neste primeiro trimestre

O presidente da Câmara do Montijo revelou esta quinta-feira que o Estudo de Impacte Ambiental sobre a construção do novo aeroporto será entregue no primeiro trimestre de 2019, afirmando que o mesmo não está em condições de ser divulgado na próxima terça-feira.

- PUB -

“Não me parece que esteja em condições de ser já divulgado, porque ainda está em estudo. Diria que isso será um terceiro passo, mas, segundo o que conheço, o estudo final será entregue no primeiro trimestre deste ano. Depois será validado ou não pela Agência Portuguesa do Ambiente e só a partir daí estaremos em condições de começarmos as obras”, disse Nuno Canta.

Segundo fonte da gestora de aeroportos ANA, na próxima terça-feira, dia 8 de Janeiro, o Estado e a ANA – Aeroportos de Portugal assinam um acordo sobre o modelo de financiamento para a construção da nova infra-estrutura no Montijo e o reforço da capacidade do actual aeroporto Humberto Delgado.

A mesma fonte indicou que a cerimónia decorrerá pelas 15h00, na Base Aérea do Montijo, com a presença do presidente executivo da Vinci Concessões, Nicolas Notebaert, e o presidente do Conselho de Administração e presidente executivo (‘chairman’ e CEO) do grupo Vinci, Xavier Huillard.

- PUB -

O primeiro-ministro, António Costa, também deverá marcar presença.

Apesar de não adiantar valores, o autarca do Montijo referiu que será a ANA a suportar o investimento.

“A ANA tem obviamente interesse nesta localização, como nós temos e o Governo para resolver o problema da capacidade aeroportuária. É uma solução ‘win win’, porque toda a gente tem benefícios e, neste sentido, a ANA, que propôs a utilização da Base Aérea n.º 6 como solução, suportará os encargos”, explicou.

- PUB -

Segundo Nuno Canta, o documento assegura “o cumprimento do caderno de encargos” solicitado pelo município, o que inclui a construção de uma circular externa no Montijo, de um novo acesso à Ponte Vasco da Gama, da Variante da Atalaia, de duas avenidas de ligação ao Cais do Seixalinho e a melhoria dos transportes públicos.

“Sabemos que está incluído porque temos vindo a conversar com o Governo e com a própria ANA. Todas são necessárias ao Montijo na conexão com o aeroporto”, frisou.

O autarca revelou ainda que neste acordo “se conseguiu assegurar as verbas necessárias à deslocalização da estrutura militar”.

Em Novembro, o ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, já tinha informado que a deslocalização das aeronaves da Base Aérea n.º 6 custaria “cerca de 200 milhões de euros” e que seria “assegurado através da contratualização com a ANA e a Vinci”.

Nuno Canta frisou a importância do novo aeroporto a nível nacional, mas espera que traga crescimento económico, emprego e melhoria da actividade turística ao Montijo e ao distrito de Setúbal.

“Há uma expectativa de que as obras se iniciem ainda este ano, mas nestas coisas nunca sabemos se é assim ou não. Mas há essa expectativa e que esteja em funcionamento em 2022”, disse.

O acordo vinculativo entre a ANA – Aeroportos de Portugal e o Estado estava previsto para Outubro, segundo o calendário do memorando de entendimento, que indicava ainda o final de 2018 para a ANA entregar os elementos adicionais que a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) requereu para o Estudo de Impacte Ambiental (EIA).

No ano passado, multiplicaram-se os argumentos, as críticas e as discussões políticas e sociais em torno da nova infra-estrutura do Montijo.

Lusa

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -