28 Março 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoJSD Montijo aposta em proximidade, educação e família

JSD Montijo aposta em proximidade, educação e família

A nova direcção da Juventude Social-Democrata (JSD) do Montijo definiu como principais vectores estratégicos de acção a “proximidade às periferias da cidade”, a “educação política dos jovens” e a “família enquanto forma de defender o jovem”. Aos três pilares-base de actuação da estrutura dos jovens social-democratas para este recém iniciado mandato junta-se um lema que João Massacote, presidente da direcção do referido órgão, destaca: “Viemos para assumir os nossos deveres, as nossas responsabilidades.”

- PUB -

O novo líder da JSD explica um pouco sobre o raio de acção das propostas que os social-democratas pretendem defender no concelho montijense nos próximos tempos. A começar pela aposta numa maior “proximidade para com as periferias” do concelho, no sentido de apresentar contributos que permitam resolver os “verdadeiros problemas dos mais desfavorecidos”, dando como exemplos: “A habitação sem condições, o trabalho em condições degradantes, os imigrantes em condições de exploração, o mercado negro na comercialização de bivalves e os fenómenos de marginalidade social que criam a ‘guetização’ de minorias nas orlas da cidade”.

Já no que toca à educação política dos jovens, João Massacote defende que, antes de mais, é necessário “quebrar tabus políticos dentro do partido e falar de corrupção e imoralidade”. Paralelamente, sublinha, é imperioso “abrir a JSD à sociedade civil, educar e informar dentro das correntes de pensamento político coerentes com o que o PPD/PSD defende”.

Por último, o líder da estrutura social-democrata realça a importância de actuar na sensibilização daquilo que representa a “família como única forma de defesa do jovem”. Neste âmbito, as metas estão traçadas, há que “lutar pela estabilidade da família como célula primordial da comunidade” e “impulsionar a liberdade das famílias a educarem os seus jovens”. Ao mesmo tempo, “defender o papel subsidiário do Estado na educação”, por um lado, e, por outro, “incentivar os jovens, em situações de marginalidade e com dificuldades nos estudos, através de programas de apadrinhamento estudantil e de mentores”, combatendo igualmente “as falhas que existem na transição do ensino secundário para o superior/vida profissional”, defende a concluir.

- PUB -

A nova direcção da JSD do Montijo foi eleita no final de 2018 e, além de João Massacote (presidente), é composta por Pedro Ilhéu Olivera (secretário-geral), César Duarte e Nuno Salpico (vice-presidentes) e Tiago Oliveira, Maria Oliveira, Joana Fernandes, Luís Soares e Madalena Marcelino (vogais).

- PUB -

Mais populares

Grande empreitada da Praça do Brasil já começou e rotunda tem estátua nova

Menino a brincar com um comboio numa linha infinita é a nova imagem de uma das zonas mais emblemáticas da cidade

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -