26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoDavid Justino defende professores e ataca Governo

David Justino defende professores e ataca Governo

 Vice-presidente do PSD veio ao Montijo falar sobre Educação

 

- PUB -

 

A contagem do tempo de carreira dos professores e a avaliação dos docentes foram duas das questões a merecer maior destaque no jantar/debate sobre Educação, numa iniciativa da Comissão Política do Montijo do PSD que teve como orador convidado David Justino, vice-presidente do partido laranja. O evento realizou-se na passada sexta-feira nas instalações do Clube Desportivo e Recreativo “Os Unidos”, perante militantes e simpatizantes social-democratas dos concelhos de Montijo, Moita e Alcochete, além de professores, educadores e responsáveis da instituições de solidariedade social locais.

Sobre as actualizações salariais, e sobretudo a contagem do tempo de carreira dos professores, o antigo ministro da Educação salientou a “injustiça que tem sido feita com os profissionais de Educação”, criticando a actuação do Governo de António Costa. “A motivação dos professores e dos educadores é um dos pontos fulcrais”, disse, sublinhando a importância de “proporcionar e reconhecer as condições de trabalho dos docentes”. Mais tarde ou mais cedo, vaticinou, o Governo “terá de ceder às negociações com os sindicatos, aos benefícios e aos bónus”.

- PUB -

A aposta na educação na infância, a qualificação e a constante motivação dos professores, e a autonomia das escolas, com avaliação de desempenho das mesmas, foram vectores considerados como essenciais pelo número dois do PSD. Na educação de infância, lembrou que o partido propõe “creches gratuitas, com espaços, infantários e escolas adequadas a crianças de tenra idade”, de modo a ser “possível uma capacidade de resposta digna e em tempo útil, com acréscimo de horários, de modo a facilitar a vida dos pais”.

Já ao nível da autonomia das escolas, adiantou: “É possível descentralizar serviços e competências para as escolas e dar-lhes autonomia nos projectos. É importante que as escolas possam ter o seu próprio desempenho para que possam ser avaliadas”.

Pedro Vieira, presidente da concelhia do Montijo do PSD, foi um dos intervenientes no debate, confessando-se preocupado com “a gestão das escolas, que deixa os alunos extremamente carregados em termos de horários e conteúdos curriculares”. A concluir, vincou a importância da aposta “numa educação cívica acessível a todas as crianças e jovens”, numa altura em que “a juventude se dispersa e ocupa-se em actividades muitas vezes duvidosas e sem acompanhamento”.

- PUB -

 

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -