25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoFernando Tordo e Banda da 1.º de Dezembro abrem celebrações de Abril

Fernando Tordo e Banda da 1.º de Dezembro abrem celebrações de Abril

Comemorações da Revolução dos Cravos arranca com espectáculo no dia 24. Iniciativas musicais, desportivas e institucionais agendadas para 25

 

- PUB -

 

O espectáculo “As Canções da Minha Vida”, que juntará no palco do Cinema Teatro Joaquim d’ Almeida Fernando Tordo e a Banda da Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro do Montijo, marca o arranque do programa de actividades promovido pela Câmara Municipal para celebrar o 45.º aniversário da Revolução dos Cravos no concelho montijense. O concerto está agendado para as 21h30 do próximo dia 24 e tem entrada gratuita, mediante levantamento de ingressos (dois por pessoa).

Fernando Tordo irá interpretar temas intemporais, como “Estrela da Tarde”, “Tourada”, “Adeus Tristeza” e “Cavalo à Solta”, entre outros, com “novos arranjos e uma sonoridade mais intimista”, revela a autarquia.

- PUB -

O grosso das iniciativas comemorativas acontece no dia da liberdade, 25, englobando a habitual sessão solene na Galeria Municipal, momentos musicais e desportivos, uma homenagem aos combatentes do Ultramar e a inauguração da nova Praça Pública junto à Monumental Amadeu Augusto dos Santos (ver caixa).

Logo pelas 9h00 realiza-se, no edifício da Galeria Municipal, o tradicional hastear das bandeiras, ritual acompanhado pela actuação da fanfarra dos Bombeiros Voluntários do Montijo, e meia hora mais tarde tem lugar, no Alto Estanqueiro, o XIV Passeio de BTT “Rota Saloia”, promovido pela Academia Desportiva Infantil e Juvenil Bairro Miranda.

A partir das 10h00, a Praça da República, no “centro da cidade”, serve de ponto de partida para a “VI Corrida e Caminhada da Liberdade” dirigida a todos os escalões etários, logo após a realização de uma aula de zumba. Segue-se, pelas 11h00, uma homenagem aos combatentes do Ultramar pelo Núcleo do Montijo da Liga dos Combatentes, com deposição de coroa de flores no monumento localizado em frente ao Cemitério de S. Sebastião.

- PUB -

À tarde, a partir 16h00, realiza-se a sessão solene na Galeria Municipal, com intervenções do presidente da Câmara, da presidente da Assembleia Municipal e de representantes dos partidos políticos com assento na Assembleia Municipal. O encerramento das comemorações está previsto acontecer uma hora mais tarde com a actuação da Banda da Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro frente à Galeria Municipal.

 

Praça Pública é inaugurada pela manhã

Um dos principais destaques da programação das comemorações de Abril está agendado para as 10h00 do próximo dia 25 com a inauguração da nova Praça Pública, junto à Monumental Amadeu Augusto dos Santos. Trata-se de um investimento de cerca de 350 mil euros, suportado na totalidade pelo promotor urbanístico do loteamento lateral, junto à Praça de Toiros, que vem requalificar aquela zona de entrada na cidade montijense. No espaço estará representado simbolicamente todo o movimento associativo ligado à festa brava e às Festas Populares de S. Pedro.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -