20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalMontijoPraça das Tertúlias embeleza entrada na cidade

Praça das Tertúlias embeleza entrada na cidade

Requalificação do espaço permitiu alargamento de rotunda e ampliação do terreno público na zona. Durante a inauguração, Nuno Canta realçou homenagem ao movimento associativo

 

- PUB -

 

São 25 bandeiras, a representarem o município, as freguesias e o movimento associativo ligado à festa brava e às Festas Populares de S. Pedro, que desde ontem, 25, passaram a embelezar uma das principais entradas na cidade montijense, junto à Monumental Amadeu Augusto dos Santos. Foram içadas durante a inauguração da nova Praça das Tertúlias, resultante da requalificação que permitiu o alargamento da rotunda ali existente e a ampliação, para o dobro, do terreno público na zona.

A placa com a designação do renovado espaço foi descerrada por Nuno Canta, presidente da Câmara Municipal do Montijo, e pelos promotores urbanísticos José Manuel Rufino e Sesinando Guerreiro, dupla responsável pela totalidade do investimento – na ordem dos 350 mil euros – como contrapartida de uma operação de loteamento em frente à praça de toiros.

- PUB -

Para Nuno Canta, o novo espaço representa “uma homenagem ao movimento associativo, à igualdade e à liberdade”, constituindo-se assim como “a mais sólida garantia de que o espírito do 25 de Abril está vivo”. Um “testemunho”, reforçou, de uma “vontade colectiva”, de autarcas, empresários, colectividades e população. Durante o discurso da praxe, o autarca justificou ainda a opção pela denominação atribuída ao espaço, Praça das Tertúlias. “O movimento associativo sempre caracterizou os montijenses como elemento de relação entre todos nós e entre nós e os outros”, salientou.

 

Promotores satisfeitos

- PUB -

 

José Manuel Rufino e Sesinando Guerreiro, em declarações a O SETUBALENSE – DIÁRIO DA REGIÃO, não esconderam satisfação pelo investimento realizado, na sequência do entendimento alcançado com a autarquia, que permitiu a requalificação e o respectivo embelezamento da zona. “É um regozijo muito grande e sentimo-nos orgulhosos por fazer a melhor entrada do Montijo”, resumiram os promotores da obra.

A cerimónia de inauguração, integrada no programa de comemorações do 45.º aniversário da Revolução dos Cravos promovido pelo município, foi abrilhantada pela actuação da fanfarra dos Bombeiros Voluntários do Montijo, juntando várias dezenas de pessoas, entre as quais os vereadores da gestão socialista e os presidentes das juntas de freguesia do concelho. Ausências notadas foram as dos vereadores da oposição (CDU e PSD).

A Praça das Tertúlias apresenta hasteadas as bandeiras de Tertúlia Tauromáquica do Montijo, Grupo Forcados Amadores do Montijo, Associação Cultural e Gastronómica, Tertúlia S. Pedro, Escola Taurina, Tertúlia Montijense, Tertúlia S. Sebastião, Tertúlia Passa Sede, Tertúlia O Aldeano, Tertúlia Grilo, Tertúlia Dias, Tertúlia Os Fraquinhos, Tertúlia Juventude Taurina, Tertúlia Aldegalega do Gin, Tertúlia Afición, Tertúlia da Amizade e Tertúlia Eu Te Amo. A estas juntam-se a bandeira do município e as das freguesias do concelho.

 

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -