27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalMontijoNova cadeia de Canha à moda da Noruega

Nova cadeia de Canha à moda da Noruega

Investimento ascende a cerca de 70 milhões de euros. A área bruta de construção é de 30 mil e 500 m2 e os espaços exteriores, com oito campos para actividades desportivas, ocupam 64 mil m2

 

- PUB -

 

O futuro estabelecimento prisional de Canha, a construir na herdade de Gil Vaz, deverá seguir o modelo das cadeias existentes na Noruega – país que apresenta uma das menores taxas de reincidência criminal no mundo (20%) – e, ao mesmo tempo, constituir-se como solução válida no combate à desertificação daquela freguesia do concelho montijense.

Um novo conceito de enquadramento paisagístico, com mais áreas verdes, espaços de lazer e para formação, aliado a uma aposta, mais forte, na reabilitação dos reclusos é a ideia, revelou a O SETUBALENSE Nuno Canta, presidente da Câmara do Montijo, à margem da reunião pública quinzenal do executivo municipal, realizada na última quarta-feira nos Paços do Concelho.

- PUB -

“Mais ou menos assente no modelo de prisões mais modernas que têm sido construídas no norte da Europa, particularmente na Noruega”, adiantou o autarca, que, no passado dia 3, marcou presença apresentação do novo modelo para os estabelecimentos prisionais que “a partir de 2021” vão ser construídos, em simultâneo, em Canha e Ponta Delgada, Açores, numa cerimónia que teve lugar no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) em Lisboa.

A nova cadeia de Canha, cujo investimento está estimado em cerca de 70 milhões de euros – mais 10 a 15 milhões do que inicialmente anunciado –, terá capacidade para 800 reclusos, uma área bruta de construção de 30 mil e 500 metros quadrados e 64 mil metros quadrados de espaços exteriores, com oito campos para a prática desportiva.

“Este estabelecimento prisional vai ter uma grande componente nas áreas de formação profissional, uma componente de educação e escola dentro do próprio edifício, além de um hospital e de uma unidade de cuidados primários de saúde”, salientou.

- PUB -

Nuno Canta realçou ainda que as vantagens para aquela freguesia do concelho montijense podem ser enormes, quer ao nível do combate à desertificação quer no que diz respeito à mobilidade. “Obriga a melhorar muito os transportes públicos entre Canha, Lisboa, Setúbal e outras localidades, tornando a interioridade menos castigadora do que é hoje”, explicou, acrescentando: “Este tipo de investimento vai permitir renovar a população da freguesia. As pessoas que forem trabalhar para o estabelecimento prisional ou outros, como os médicos, que vão e vêm [para prestarem serviços], podem querer optar por ter uma casa em Canha e viverem em Canha”.

O edil defende também que a operação possa contemplar a construção de um bairro, que permita alojar guardas prisionais e médicos. “Inicialmente o Ministério [da Justiça] não queria, nós falámos nisso e agora parece que já tem essa ideia. E estou a dizer parece porque já começa a haver esse movimento”, concluiu.

Os projectos para a construção dos estabelecimentos prisionais de Canha e de Ponta Delgada vão ser lançados em breve.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -