26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoFeira Quinhentista arranca esta tarde com arruada

Feira Quinhentista arranca esta tarde com arruada

Teatro é inovação que esta sexta edição do certame apresenta. Ao longo dos três dias são esperados milhares de visitantes

 

- PUB -

Arranca hoje, pelas 17h00, com uma arruada, e prolonga-se até ao próximo domingo a sexta edição da Feira Quinhentista de Aldeia Galega, que volta a apresentar torneios medievais, recriações de factos históricos e lendas, danças, músicas, comeres e beberes de épocas antigas. O certame, que vai contar com a participação de centena de figurantes, promete atrair milhares de visitantes à cidade.

O teatro é a novidade deste ano, com a actuação do grupo Teatro Sem Limites da Universidade Sénior do Montijo que irá apresentar, amanhã, uma “recriação da declaração por parte do correio mor que designou Aldeia Galega como Posta Principal do Sul”, revelou a Câmara Municipal do Montijo, entidade responsável pela organização do evento em parceria com a Associação Alius Vetus.

Animação de rua, tendas de mercadores, além dos torneios medievais, são, entre outras, actividades que vão poder ser apreciadas.

- PUB -

Para a noite de hoje, no palco do Coreto na Praça da República, às 23h30, está agendado um espectáculo de fogo”. Amanhã, além da novidade cénica, a programação apresenta, a partir das 22h00, um dos momentos sempre mais aguardados por todos: o torneio na liça com exercícios de combate apeado e a cavalo. Esta actividade será repetida no último dia da feira, domingo, ao final da tarde, a partir das 18h00.

Este ano a programação do certame não contempla a habitual recriação da chegada do Rei D. Manuel I a Aldeia Galega ao Cais das Faluas.

Segundo a autarquia, a Feira Quinhentista de Aldeia Galega “pretende enquadrar os visitantes num ambiente de realização dos ofícios de época, de visita de mercadores de outras paragens, de tascas e tavernas com vários folguedos de dança, música, poesia, saltimbancos e teatro, assinalando a atribuição do foral novo a Aldeia Galega (actualmente Montijo), no âmbito das reformas dos forais promovidas pelo Rei D. Manuel I”.

- PUB -

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -