25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoCâmara apoia associações culturais e desportivas com 76.640 euros

Câmara apoia associações culturais e desportivas com 76.640 euros

O Centro de Reformados vai receber 16.750 euros para o projecto de arquitectura e especialidades da futura estrutura residencial para idosos que a instituição quer construir

O executivo camarário do Montijo aprovou um conjunto de apoios financeiros no valor total de 70 mil e 640 euros destinado a clubes desportivos e associações culturais do concelho, durante a sessão de câmara realizada na passada quarta-feira, nos Paços do Concelho.

- PUB -

O clube Olímpico do Montijo recebe a maior fatia do bolo (20 mil euros), para “o desenvolvimento da prática desportiva na modalidade de futebol nos escalões de formação até aos juvenis”. O Centro de Reformados, Pensionistas e Idosos do Montijo encaixa o segundo valor mais elevado (16.750 euros). A verba destina-se a comparticipar “o projecto de arquitectura e especialidades para a futura estrutura residencial para idosos que a instituição pretende construir”. A Companhia Mascarenhas Martins arrecada um montante que também ultrapassa os dois dígitos (14.500 euros) e que visa apoiar as actividades desenvolvidas no âmbito do teatro.

Através de contratos-programa de desenvolvimento desportivo foram também contemplados o Estrela Futebol Clube Afonsoeirense (9.640 euros), o Montijo Basket Associação (3.500 euros) e o Clube de Ténis do Montijo (1.250 euros). Estes apoios têm como objectivo apoiar “a prática desportiva” dos referidos clubes ou até mesmo “despesas com electricidade e instalações”.

A atribuição de todos estes apoios financeiros foram aprovados por unanimidade. A única proposta que passou apenas com os votos favoráveis da gestão socialista – a CDU absteve-se e o PSD votou contra – foi a do protocolo com a Associação Espaço Cénico Teatral, que estipula a atribuição de um montante de 5.000 euros, destinado à produção do espectáculo “A Cantadeira”, que será apresentado no Cinema Teatro Joaquim d’ Almeida, de 27 a 29 deste mês.

- PUB -

A autarquia sublinha que os contratos-programa e protocolos de colaboração aprovados incluem, também, apoios não financeiros, como a isenção de taxas e tarifas de equipamentos municipais, a utilização de transportes municipais, a aquisição de troféus e apoio à divulgação.

 

Autarcas voltam a “pegar-se” antes da ordem dia

- PUB -

 

No período antes da ordem do dia, a troca de palavras entre a maioria socialista e a oposição chegou a aquecer. Primeiro com o vereador Carlos Jorge de Almeida (CDU) a ser cáustico com a maioria PS em relação ao desenrolar do processo de candidatura da Festa da Atalaia a património imaterial da humanidade e depois com o vereador João Afonso (PSD) a insurgir-se contra a falta de rigor histórico da Feira Quinhentista. Nuno Canta, presidente da autarquia, reagiu e a troca de argumentos entre autarcas não foi bonita de assistir.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -