26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoJunta distingue médica-dentista e associação com Barca Aldegalega

Junta distingue médica-dentista e associação com Barca Aldegalega

Fernando Caria e Nuno Canta procederam à entrega das distinções a Susana Falardo Ramos e à ‘Somos Peixinho’

- PUB -

 

Com a plateia do Cinema Teatro Joaquim d’ Almeida praticamente cheia, a cerimónia comemorativa do Dia da Freguesia promovida pela Junta da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro, no passado domingo à noite, ficou marcada pelas homenagens a Susana Falardo Ramos e à ‘Somos Peixinho’, galardoados que foram com a Barca Aldegalega.

A médica-dentista e a associação foram agraciados pela Junta de Freguesia com o galardão de mérito que esta autarquia atribui a personalidades ou instituições locais que se notabilizam no desenvolvimento das suas acções pessoais, profissionais ou associativas, contribuindo para a promoção do território.

- PUB -

Susana Falardo Ramos tem vindo a evidenciar-se, no plano nacional e internacional, na área da ortodontia, juntando ao seu percurso profissional a dinamização de vários projectos de cariz social dirigidos à comunidade montijense, e ao receber a barca das mãos de Fernando Caria, presidente da Junta da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro, confessou-se mais motivada a prosseguir o caminho até hoje percorrido.

“Acredito ser de extrema necessidade dotar e capacitar a sociedade de ferramentas que permitem colocar em prática e difundir os cuidados básicos e primários de saúde oral. A distinção que hoje [no passado domingo] me é atribuída vem não só reforçar a vontade de fazer mais, mas, de igual forma, a vontade de fazer mais e melhor pela população em geral, fundamentalmente pela comunidade montijense em particular”, disse.

 

- PUB -

‘Somos Peixinho’ arrasta milhares

 

Já Fernando Belo, presidente da direcção da ‘Somos Peixinho’, recebeu de Nuno Canta, presidente da Câmara Municipal do Montijo, a barca atribuída pela Junta de Freguesia à associação, que assim foi reconhecida pela forte dinâmica e vertente solidária que tem empregado na realização dos eventos que organiza, dos quais se destaca o Grande Piquenique que mobiliza o movimento associativo local ao longo de um dia no Parque Municipal Carlos Hidalgo Gomes de Loureiro.

“Em cinco anos de existência levámos mais de 20 mil pessoas aos eventos que organizámos. Temos promovido abraços, sorrisos e cumplicidades. Abraçámos e abraçaremos desafios que permitam que pessoas, de diferentes proveniências e ideais, trabalhem em conjunto com um objectivo comum: o nosso concelho”, frisou o responsável da associação.

Além dos elogios à Junta de Freguesia e ao espírito democrático dos seus autarcas, Nuno Canta destacou a importância do papel desempenhado pelos homenageados na comunidade.

Os discursos da praxe foram encerrados por Fernando Caria que justificou as escolhas deste ano para atribuição da Barca Aldegalega. “Foram motivadas pelo trabalho, dedicação, empenho e, essencialmente, vontade de ambos em servir [a título solidário]”, sustentou.

A segunda parte da cerimónia foi abrilhantada com um espectáculo de fado a cargo do artista Hélder Moutinho.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -