16 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoMural Jorge Peixinho nasce no Montijo pelas mãos de jovem artista setubalense

Mural Jorge Peixinho nasce no Montijo pelas mãos de jovem artista setubalense

Trabalho de João Samina já brilha em prédio de quatro pisos. Nuno Canta fala em obra que passa a marcar a cidade, transportando para o espaço público “o espírito e a genialidade” do compositor

 

- PUB -

 

Demorou quase uma semana a concluir, consumiu 30 litros de tinta – metade da cor branca –, além de uma dúzia de latas de spray, e pode ser apreciado a toda a dimensão da parede de um prédio de quatro pisos. Trata-se do mural de homenagem ao maestro Jorge Peixinho, que a Câmara Municipal do Montijo inaugurou na passada terça-feira, em pleno Dia Mundial da Música, num edifício localizado na avenida que ostenta o nome do compositor montijense.

A obra, com a chancela do artista setubalense João Samina, constitui um elemento de valorização do espaço público e, sobretudo, vem reforçar a perpetuação da memória de um vulto maior do panorama da música contemporânea portuguesa.

- PUB -

“Passa a marcar a cidade e transporta para o espaço público a obra, o espírito e a genialidade de Jorge Peixinho”, disse Nuno Canta, durante a cerimónia de inauguração, sem poupar nos elogios ao filho da terra que também chegou a desempenhar funções de autarca, como presidente da Assembleia Municipal do Montijo, eleito pela CDU.

“Jorge Peixinho foi um maiores compositores do século XX, o montijense maior da cultura musical mundial, um símbolo da democratização da música contemporânea em Portugal”, sublinhou o socialista, adiantando: “Com Jorge Peixinho celebramos a música, a cultura, mas sobretudo a liberdade da criatividade individual e musical. Dele também são muitas das propostas para vencer o atraso musical nacional, para o ensino da música nas escolas dos conservatórios e a ele se deve a criação do Grupo de Música Contemporânea de Lisboa.”

Samina explica obra e revela desejo

- PUB -

À hora da cerimónia, João Samina ainda usava as vestes utilizadas no trabalho. As marcas de tinta na t-shirt e nos calções eram reveladoras. Foi até ao último momento. “Acabámos mesmo hoje [terça-feira passada]”, confidenciou, realçando: “É uma parede grande e isso envolve muita paciência e dedicação, são muitas horas de trabalho”.

O artista de 29 anos explicou a técnica utilizada na obra. “Utilizo o ‘stencil’, ou seja, pego nas fotografias, por cima destas desenho aquilo que para mim são as manchas de sombra e as manchas de luz, da imagem, recorto tudo e depois vou pintando por folhas, por partes, como se fosse uma matriz num molde para ir pintando.”

Branco, cinza, negro e vermelho dão corpo à tela. “Ultimamente o meu trabalho tem-se focado muito neste tipo de cores para realçar o que realmente é importante na pintura. Normalmente, com a questão do rosto e do retrato prefiro que as personagens ou pessoas retratadas sejam mais fortes do que propriamente a paleta cromática. Daí os os tons de cinza e depois chamar a atenção para determinados pontos com os vermelhos”, afirmou, admitindo que a parte mais difícil do trabalho “foi a logística” face ao declive do terreno junto à parede.

Quanto ao futuro, o jovem não esconde um desejo. “Gostava de fazer um mural com algumas dimensões e que tivesse impacto grande no centro da cidade de Setúbal”, revelou. E o tema, se fosse hoje, até já estaria escolhido. “Nasci, estudei e cresci em Setúbal, porque morei a minha vida toda em Quinta do Anjo, que fica a apenas 15 minutos de distância. Neste momento, muito provavelmente, iria para o tema da pesca, dos pescadores, à volta da ligação com o rio, que é das coisas mais importantes que a cidade tem.”

A vontade de abraçar o desafio é mais do que muita e a disponibilidade está garantida. “Se espero que esta mensagem chegue a Dores Meira? Pode ser que sim, esperemos que sim [risos]. Se a presidente precisar, estaremos cá para ajudar. Sem dúvida”, concluiu.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Lisnave distribui mais de três milhões de euros pelos trabalhadores

Prémio é justificado com resultado obtido no ano passado, descrito o "melhor desempenho de sempre"

Sistema Navegante indisponível no fim-de-semana mas transportes circulam normalmente

Falha é devido a uma “pausa temporária para actualizações com vista à simplificação e implementação de melhorias de performance”
- PUB -