25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoCâmara decide hoje compra de prédio da antiga fábrica Izidoro

Câmara decide hoje compra de prédio da antiga fábrica Izidoro

A proposta deverá ser aprovada esta tarde pela maioria socialista, que pretende apostar na construção de fogos de habitação social

 

- PUB -

A Câmara Municipal do Montijo vai comprar o prédio urbano onde funcionou a antiga fábrica da família Izidoro Maria de Oliveira, na Rua Conde Paçô Vieira e na Rua da Bela Vista, por 297 mil e 887 euros, para construção de habitações sociais.

A proposta da gestão socialista vai ser apreciada e votada, esta tarde, na reunião pública quinzenal do executivo camarário. No documento, a autarquia salienta que exerceu o direito legal de preferência na aquisição do imóvel junto do vendedor – Fundo de Gestão de Património Imobiliário (Fungepi BES) –, informando que optava pela compra “livre de ónus e encargos”, já que sobre o prédio recai “um ónus de hipoteca voluntária”, o qual deverá ser “cancelado até ao momento da celebração da escritura de compra e venda”. A escritura deverá ser feita no prazo máximo de 30 dias, a partir de hoje, caso a proposta seja aprovada.

O imóvel, que engloba várias dependências destinadas à actividade industrial, “está descrito na Conservatória do Registo Predial do Montijo sob o n.º 2111/19920421 e inscrito na matriz predial urbana sob os artigos 94 e 2116 da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro e tem o valor patrimonial tributário, fixado no ano de 2016, de 448 mil e 795 euros e de 356 mil e 944 euros, respectivamente”, pode ler-se na proposta a que O SETUBALENSE teve acesso.

- PUB -

No documento, a Câmara Municipal lembra o investimento realizado em matéria de habitação social no anterior e no presente mandato, destacando que “foram efectuados 76 realojamentos no âmbito de um total de quatro concursos públicos” e despendido um valor de 356 mil e 531 euros em obras de recuperação de fogos devolutos, pequenas intervenções e outras reparações.

Ao mesmo tempo, adianta que pretende agora “comprometer-se com os desafios da denominada Nova Geração de Políticas de Habitação”, que visa #dar resposta às famílias que vivem em situação de grave carência habitacional, garantir acesso à habitação a todos os que não têm resposta por via do mercado e criar condições para que a reabilitação seja a principal forma de intervenção ao nível do edificado e do desenvolvimento urbano”.

Recorde-se que, já este ano, a Câmara Municipal do Montijo ampliou o património imobiliário municipal com a compra do prédio da antiga Cooperativa de Produção e Consumo dos Trabalhadores do Montijo (Trabatijo), além de duas fracções autónomas do referido imóvel que estavam destinadas a garagens e que permitem o acesso ao equipamento, por um valor total de 200 mil euros, com o intuito de o reconverter num espaço cultural.

- PUB -

Mais recentemente, decidiu ainda adquirir, por 191 mil euros, o edifício frente aos Paços do Concelho que servirá para instalar a Loja do Cidadão.

Edifício da Galeria Municipal vai ser ampliado

Paralelamente, na reunião de mais logo, a maioria socialista vai também propor a compra do terreno contíguo ao edifício onde está instalada a Galeria e a Assembleia Municipal, localizado na Rua Almirante Cândido dos Reis, pelo montante de 65 mil euros. No terreno, com 106,60 metros quadrados, a autarquia quer criar um acesso ao edifício municipal contíguo destinado a pessoas com mobilidade reduzida bem como a construção de um novo espaço para instalar a comissão de festas. A transacção deverá ser paga na totalidade no momento da celebração da escritura de compra e venda do terreno.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -