26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoCâmara abre concurso para ampliação da Escola Básica do Afonsoeiro

Câmara abre concurso para ampliação da Escola Básica do Afonsoeiro

Proposta foi aprovada por unanimidade. Obra fecha ciclo de investimentos previstos na carta educativa de 2009 para a rede pré-escolar

 

- PUB -

A abertura do concurso público, pelo preço base de 826 mil e 208 euros, para as obras de ampliação e adaptação da Escola Básica do Afonsoeiro foi outra das propostas aprovadas, por unanimidade, pelo executivo camarário, na reunião de câmara de quarta-feira.

Uma empreitada com significado especial para a gestão socialista, conforme vincou Nuno Canta, já que marca a conclusão de um ciclo de investimento.

“Esta obra concretiza todos os investimentos a que nos tínhamos proposto na carta educativa. É o último pré-escolar previsto na carta educativa de 2009, que agora será revista”, afirmou o presidente da Câmara, frisando que o concelho apresenta “uma cobertura de praticamente cem por cento na rede pré-escolar”. O autarca lembrou ainda que quando o PS chegou à Câmara, depois de ter ganho as autárquicas de 1997, “a resposta ao nível do pré-escolar era quase zero”.

- PUB -

A intervenção na Escola Básica do Afonsoeiro incidirá numa “grande reabilitação” do edifício do plano centenário. “Serão colocados novos vãos de janelas, com vidro duplo, atendendo às questões climáticas e térmicas, substituída a cobertura e colocado isolamento térmico. Será também organizado, remodelado e modernizado todo o recreio escolar incluindo o refeitório existente”, disse Nuno Canta, acrescentando que o polidesportivo será remodelado e relocalizado na área do estabelecimento de ensino.

“Isto porque, na parte voltada para a Rua de Moçambique, vamos criar uma nova frente de escola que será o pré-escolar, com três salas mais uma sala polivalente, que vai dar resposta a 75 crianças entre os três e os cinco anos”, explicou.

- PUB -

O prazo de execução da empreitada é de 360 dias, avançou Maria Clara Silva, vereadora responsável pelo pelouro da Educação. A autarca socialista adiantou ainda que a Câmara Municipal está a estudar conjuntamente com o respectivo agrupamento de escolas a melhor solução para a execução dos trabalhos.

“Não será possível fazer esta obra com os alunos lá dentro, como o foi no caso da Escola Básica n.º 1 Joaquim de Almeida. A Câmara Municipal e o agrupamento de escolas estão a trabalhar na solução mais fácil para as famílias e mais viável para a comunidade educativa”, alertou a vereadora, a concluir.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -