20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalMontijoProjecto de banda desenhada do Montijo mostra nova edição no festival da...

Projecto de banda desenhada do Montijo mostra nova edição no festival da Amadora

Novo título teve a participação de autores de Montijo, Alcochete e Barreiro

 

- PUB -

O fanzine Outras Bandas, do colectivo informal de banda desenhada Tágide, mostrou-se com uma nova edição antológica no passado dia 1 no 30.º Festival de BD da Amadora. O novo título conta com a participação dos autores montijenses António Coelho, Daniel Maia, Patrícia Costa, Pedro Cruz, Shania Santos e Susana Resende (ilustradora da capa), além de Sérgio Santos, do Barreiro, António Pires, de Alcochete, e Mário André, de Alpiarça.

Depois de um primeiro trabalho apresentado no XV Festival Internacional de BD de Beja, em Maio, e que foi composto maioritariamente por obras curtas feitas pelos talentos locais para concursos de banda desenhada, esta nova edição inclui contos originais, alguns dos quais assinados por outros autores da margem sul que começaram a frequentar os encontros Tágide, que continuam a ocorrer quinzenalmente na sala multiusos na Quinta do Pátio d’Água, no Montijo.

António Coelho, um dos autores, foi distinguido com Menção Honrosa no Escalão A+ do Concurso de BD promovido pelo AmadoraBD, onde é consagrado um único vencedor. “Esta menção pelo júri dos Prémios Nacionais de Banda Desenhada, sucede-se ao prémio ganho no ano passado pela autora Patrícia Costa, do Montijo, também no Escalão A+, igualmente formada pelo curso Iniciação à Arte Sequencial que a Câmara Municipal do Montijo promove em parceria com a autora Susana Resende”, explica Daniel Maia, um dos elementos que integra o projecto Tágide.

- PUB -

Recorde-se que António Coelho já havia vencido o Prémio de Cartoon no Escalão A+ em ‘2013.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -