25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoMontijo vai criar centro de acolhimento para sem-abrigo emergentes

Montijo vai criar centro de acolhimento para sem-abrigo emergentes

Vereador Ricardo Bernardes realça que a autarquia montijense “é uma das poucas do distrito” a apresentar este tipo de resposta de âmbito municipal

A Câmara Municipal do Montijo espera ter instalado e a funcionar até final do próximo Verão um espaço de acolhimento temporário para dar resposta a pessoas que, de um momento para o outro, fiquem sem abrigo. Trata-se de um Centro de Alojamento de Emergência Social (CAES) que, segundo o vereador Ricardo Bernardes, responsável pela Divisão de Desenvolvimento Social e Promoção da Saúde, coloca o Montijo como um dos pioneiros na disponibilização desta resposta de âmbito municipal no distrito de Setúbal, já que são poucas as autarquias na região a apresentarem o referido serviço. “Almada vai ter agora”, lembrou o autarca socialista a O SETUBALENSE.

- PUB -

A informação foi avançada na reunião pública quinzenal do executivo camarário, que decorreu no passado dia 19, nos Paços do Concelho, com o vereador a salientar que o centro de acolhimento “é de incidência local e será gizado no quadro da Estratégia Local de Habitação (em preparação)”, devendo arrancar num T4 de um prédio localizado no Bairro do Esteval. “Proporcionar abrigo imediato e urgente a quem dele possa precisar” é o objectivo da implementação deste espaço.

A estratégia da autarquia para pessoas em situação de emergência social vai ainda mais além, conforme vincou Ricardo Bernardes ao começar por lembrar outra resposta específica que a Câmara Municipal já abraçou, através de uma candidatura submetida no final de 2019 para inserção de pessoas sem-abrigo.

“O projecto submetido visa a criação de condições de autonomização das pessoas que se encontram nessa condição (designado sugestivamente por (C)Asas – Projecto de Capacitação de Grupos Vulneráveis)”, disse o autarca, explicando que “o período de intervenção previsto é de três anos, de Setembro de 2020 a Março de 2023”.

- PUB -

Investimento global de 360 mil euros

De acordo com o vereador, o projecto prevê a realização de três grandes acções e respectivas actividades.

Primeiro, “a criação de equipas de gestores de caso, que assegurem o acompanhamento psicossocial e o acesso aos recursos existentes na comunidade, por parte das pessoas em situação de sem-abrigo ou em risco, incluindo a promoção de oficinas de desenvolvimento pessoal e social”. Depois, “o desenvolvimento de respostas que implementem acções ocupacionais adequadas às características e vulnerabilidade” das pessoas que se encontrem na referida condição, promovendo “a empregabilidade e a inserção profissional”. Por último, “a dinamização de acções que promovam o combate ao estigma sobre a condição de sem-abrigo, incluindo mostras de percursos de vida, serviços de proximidade e eventos de comunicação e marketing”.

- PUB -

Este projecto, realçou o vereador, tem associado um investimento global estimado em “cerca de 360 mil euros, financiados a 50%”, sendo que, em termos de recursos humanos deverá implicar “a contratação de três técnicos superiores para a gestão de caso, um animador sócio-cultural e formadores nas áreas das oficinas ocupacionais, em regime de prestação de serviço, num valor total de cerca de 200 mil euros”. A restante verba da candidatura, acrescentou, “será empregue com encargos directos com os destinatários (alimentação e deslocações) e encargos com preparação, desenvolvimento e acompanhamento de acções, nomeadamente ao nível de aquisição de equipamentos, bens e serviços”.

A concluir, Ricardo Bernardes informou ainda que, paralelamente, a autarquia “está a avaliar e implementará outras vertentes da ENIPSA” ajustadas ao território montijense. Além disso, o município alargará também a actuação, foram do âmbito de pessoas sem-abrigo, em matéria de habitação, com a aposta em de instalação de fogos de renda acessível ou custos controlados na antiga fábrica do Izidoro, imóvel que já foi adquirido pela câmara.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -