25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoPCP apresenta plano de emergência para o SNS no Hospital do Montijo

PCP apresenta plano de emergência para o SNS no Hospital do Montijo

Comunistas passaram pelas principais unidades hospitalares da Península de Setúbal para darem a conhecer mais de uma dezena de medidas

 

- PUB -

O reforço das transferências do Orçamento do Estado e fim da aplicação da Lei dos Compromissos na Saúde é uma das várias medidas que constam no Plano de Emergência para o SNS que o PCP apresentou no passado dia 28 no Hospital do Montijo. A acção contou com a participaçao da vereadora da CDU Ana Baliza.

O plano visa reforçar o Serviço Nacional de Saúde (SNS), após “análise rigorosa do trabalho realizado nos últimos meses, das experiências recolhidas, das necessidades identificadas e dos meios necessários para combater o surto epidémico e regularizar a actividade normal” do referido serviço, explica o PCP em nota de Imprensa.

O documento defende a “mobilização e modernização da capacidade de diagnóstico e terapêutica instalada através da internalização nos hospitais dos meios complementares de diagnóstico e terapêutica”, bem como a recuperação ´”até ao fim de 2020 de todos os actos que ficaram suspensos ou foram adiados”. O reforço “dos recursos humanos do SNS”, a “formação de especialização para todos os médicos”, o aumento da “capacidade instalada de mais camas de agudos e cuidados intensivos”, além do alargamento do “número de camas de cuidados continuados e paliativos” são outros pontos que o PCP defende no plano.

- PUB -

Ao mesmo tempo, os comunistas pretendem ver garantidos “equipamentos de protecção individual para todos os profissionais de saúde, assim como testes serológicos”, o “aumento da dotação global para a saúde mental” e a adopção de “uma estratégia nacional de segurança e saúde no trabalho”.

A existência de “serviços de medicina do trabalho em todos os estabelecimentos de saúde”, a “concretização da criação do Laboratório Nacional do Medicamento”, a constituição de “uma reserva estratégica de medicamentos e dispositivos” e a produção em Portugal de “equipamentos de protecção individual, materiais clínicos, equipamentos médicos, medicamentos e reagentes” são as outras medidas que o PCP defende.
Paralelamente, os comunistas reivindicam ainda “a necessária urgência da construção do Hospital no Concelho do Seixal e de um novo hospital para servir os concelhos de Montijo e Alcochete”.

A acção de apresentação do Plano de Emergência para o SNS, além de ter sido realizada no Hospital do Montijo, teve também lugar no Garcia de Orta, em Almada, no S. Bernardo, em Setúbal e na unidade hospitalar N. Sra. do Rosário, no Barreiro.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -