25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalMontijo“Projecto Jardim das Nascentes e Casa da Música representa conceito mais amplo...

“Projecto Jardim das Nascentes e Casa da Música representa conceito mais amplo de património”

O presidente da Câmara explica a função ambiental do investimento que considera “estratégico para a estrutura verde principal da cidade”

 

- PUB -

A construção do Jardim das Nascentes e da Casa da Música Maestro Jorge Peixinho, que no total ascende a um investimento superior a 2,2 milhões de euros co-financiado em 50% por fundos comunitários, representa mais do que apenas a concretização de uma obra há muito sonhada ou uma das principais marcas do actual mandato da gestão camarária socialista de Nuno Canta. O chefe do executivo autárquico do Montijo afirma que o projecto “é o conceito mais amplo de património que se pode conseguir”.

Na véspera do Dia do Ambiente, que se assinala a 5 de Junho, Nuno Canta explica a relevância do investimento em termos ambientais e salienta que a obra “adiciona património natural, edificado e património cultural imaterial, como é o caso da música”.
Para o presidente da Câmara , o Jardim das Nascentes constitui “um projecto estratégico para a estrutura verde principal da cidade”. Estrutura verde que, “desde o Moinho de Maré da Mundet e atravessando toda a zona baixa da cidade”, permitirá “preservar terrenos que funcionam como esponja para absorver as águas pluviais” e evitar cheias, destaca. A sua importância, reforça Nuno Canta, é por isso “crucial”. “Preservamos no centro da própria cidade um elemento que absorve as águas.”

Associada está também a ideia de “tornar todo aquele espaço num grande jardim, com vegetação e arbustos, como elemento estético além de ecológico”. Igualmente funcionará como “resposta às alterações climáticas, absorvendo dióxido de carbono e libertando oxigénio”. Ou seja, “minimiza as emissões de gases com efeito de estufa e purifica o ar”.
“Desde os terrenos à vegetação autóctone, que ali vai ser plantada (conforme a original), teremos ali um património natural muito relevante para a cidade”, afirma.

- PUB -

O socialista destaca que, além disso, a Câmara Municipal está “a desenhar ciclovias em torno do jardim”, o que possibilitará às pessoas “deslocações em bicicleta, ajudando à redução do tráfego automóvel” no local.

Casa da Música e… do cinema

O projecto municipal para a Quinta das Nascentes engloba ainda a construção da Casa da Música Maestro Jorge Peixinho, cuja adjudicação por 980 mil e 545 euros foi aprovada na última reunião do executivo camarário, com votos a favor da maioria PS e as abstenções de CDU e PSD.

“Estamos a falar da remodelação de um edifício rural de uma das primeiras quintas que existiu no Montijo e que era denominada ‘Quinta de São Pedro das Nascentes’, como consta num documento muito antigo. A sua origem remonta a pelo menos ao Século XIV”, revelou o autarca.

- PUB -

O edifício da Casa da Música “vai acolher no 1.° andar o Museu Jorge Peixinho”, sendo que o rés-do-chão albergará igualmente um espaço museológico, mas como “parte expositiva”. Haverá ainda na parte exterior “um grande auditório (tipo ‘black box’)”, com palco hidráulico”.

A casa rural, de resto, pertenceu “à Tobom” e foi onde viveu “durante muitos anos o doutor Branco, veterinário e pai do cineasta Paulo Branco”, que “tem cedido algumas informações sobre aquele espaço onde cresceu”. Tal como já havia revelado anteriormente a O SETUBALENSE, Nuno Canta voltou a sublinhar que a Casa da Música irá também contemplar um espaço, no piso inferior, para destacar esta outra personalidade da cultura, neste caso do mundo da sétima arte. “Vai ter um espaço dedicado a Paulo Branco”, admitiu.

A finalizar, o presidente da autarquia lamentou que o sentido de voto (abstenção) da oposição na adjudicação da obra. “É incompreensível que a CDU e o PSD não tenham acompanhado a gestão numa obra tão relevante para a cultura montijense como o é a Casa da Música e que, sobretudo, vem homenagear a grande figura do Maestro Jorge Peixinho que até foi eleito do PCP na Assembleia Municipal”, concluiu.

Sonho antigo dos autarcas do PS

Nuno Canta considera que este é “um projecto único”, quer em termos culturais quer ambientais, em toda a região de Lisboa” e, ao mesmo tempo, não esconde que a obra é um sonho antigo dos autarcas do PS.

O Jardim das Nascentes, cuja construção encontra-se em fase de conclusão, e a Casa da Música, com a obra recentemente adjudicada à empresa Rockwork – Soluções Construtivas Unipessoal, envolveu o trabalho de “vários autarcas do PS”. E lembrou que até se chegar aqui houve “lutas jurídicas” travadas pelos eleitos socialistas, que “não cederam a pressões urbanísticas”.

“Este é assim um projecto de sonho dos autarcas do PS, que nós temos a honra e o orgulho de concretizar”, já havia afirmado o presidente da Câmara a O SETUBALENSE, adiantando então que o referido projecto começou por constar, numa forma diferente, “no plano geral de urbanização do PS em 1978”. Depois, foi “sofrendo naturalmente alterações” até se chegar aos dias de hoje.

O projecto é assim visto por Nuno Canta como “muito interessante” para a história do Montijo e “muito significativo para todos que sempre o defenderam”. O socialista não esquece que “houve muitos que quiseram loteamentos, escolas, para aquele local”, numa crítica implícita à oposição.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -