26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoSeixal e Moita estão perto de conseguir bloquear o novo aeroporto no...

Seixal e Moita estão perto de conseguir bloquear o novo aeroporto no Montijo

Na Assembleia da República os autarcas do Seixal e Moita fizeram ouvir as suas razões e reafirmaram o aeroporto em Alcochete

 

- PUB -

O presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos, continua a afastar a construção do terminal aeroportuário no Montijo, e insiste na opção Campo de Tiro de Alcochete para receber o novo Aeroporto de Lisboa. Foi isso mesmo que o autarca vincou, na passada semana, na Assembleia da República, aquando da discussão desta infra-estrutura.

Com o presidente da Câmara da Moita, Rui Garcia, a defender também Alcochete, o Governo vai ter de conseguir apoios, caso contrário o novo aeroporto vai ter muita dificuldade em ‘aterrar’.

Na audição dos grupos parlamentares, o autarca do Seixal defendeu que a “localização prevista pelo Governo para este terminal acarreta enormes impactos negativos, não só no ambiente, mas também na qualidade de vida e saúde das populações dos concelhos envolvidos”. Pelas suas contas, “estima-se que mais de 90 mil pessoas serão afectadas de forma directa”.

- PUB -

Para Joaquim Santos não há argumentos do Governo para rebater que a opção Montijo “não serve os interesses das populações, da região e do país”. Portanto, “é um projecto sem futuro que, daqui a alguns anos, estará esgotado”. Também do ponto de vista do investimento, não tem dúvidas de que com a construção do novo aeroporto em Alcochete “far-se-ia mais obra pelo valor que se prevê para a opção Montijo, sem afectar a saúde de milhares de pessoas”.

Ora, é também pelo lado da saúde e sossego da população que o autarca do Seixal tem o presidente da Câmara da Moita do seu lado. Na mesma audição dos grupos parlamentares, Rui Garcia reafirmou estar contra o aeroporto no Montijo.

Nem mesmo as medidas de mitigação previstas na Declaração de Impacte Ambiental, nem a proposta do primeiro-ministro, António Costa, de avançar com a reabilitação urbana da Baixa da Banheira, das mais afectadas pela construção do novo Aeroporto de Lisboa, convence o autarca da Moita.

- PUB -

Aos deputados, disse mesmo que os impactes tanto ambientais como nas pessoas são “irreversíveis e não mitigáveis”, por isso todas as medidas “são insuficientes”.
Com esta posição, os dois autarcas estão a conseguir bloquear a opção Montijo, e diz nota da autarquia seixalense que, para além da Moita, em defesa de Alcochete vêm também as autarquias de Palmela, Sesimbra, Setúbal e de Benavente.

Perante este parecer negativo e com o PSD a não definir ainda se está ao lado dos socialistas, o Governo começa a ficar próximo de uma não solução, pelo menos nos moldes a que se propunha, isto apesar da ANA insistir que o novo aeroporto no Montijo não pode ficar num impasse.

Entretanto, começam outras sombras a pairar sobre a construção do novo aeroporto. Como lembra o semanário Expresso, até mesmo a opção Alcochete começa a esgotar-se, uma vez que a Declaração de Impacte Ambiental caduca no final deste ano.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -