5 Março 2021, Sexta-feira
- PUB -
Início Local Montijo Montijo perde um dos maiores: morreu José Camilo

Montijo perde um dos maiores: morreu José Camilo

O património humano, desportivo e associativo do Montijo ficou mais pobre. José Camilo, o “Senhor Basquetebol”, que uniu várias gerações de montijenses pela sua forma de estar, comportamento cívico exemplar – sempre a favor dos mais vulneráveis e necessitados –, morreu no passado sábado, aos 72 anos, no hospital do Barreiro.

- PUB -

O funeral realizou-se na última terça-feira, no Cemitério de S. Sebastião, no Montijo.
José Camilo Dias Ramos nasceu em Setúbal a 14/07/1948, esteve mais de meio século ligado ao movimento associativo montijense e destacou-se também como jogador e, mais tarde, treinador de basquetebol.

Jogou durante 25 anos e representou o Clube Desportivo do Montijo, o Clube Atlético do Montijo, a Associação Desportiva Samouquense e o Palmeiras do Montijo. Foi ao serviço deste último clube, que, aos 39 anos, terminou a carreira de basquetebolista, com o título de Campeão Nacional da III Divisão.

 

- PUB -

Depois, como treinador orientou atletas masculinos e femininos nos mais diversos escalões, deixando marca no Clube Desportivo do Montijo, no Montijo Basket Associação (MBA), n’ A Velhinha de Alhos Vedros e no Seixal Futebol Clube. Do notável percurso técnico que realizou, destaca-se um título de Campeão Nacional da I Divisão em seniores masculinos e participação na Liga Profissional de Basquetebol.

A sua acção ultrapassou muito mais do que o brilhantismo alcançado no trajecto realizado no mundo do basquetebol. Treinou e educou centenas de jovens em várias modalidades no Afonsoeiro, no seu bairro, em contexto de grandes dificuldades sociais e económicas. Deu corpo ao projecto de inserção social (PISOA) pelo desporto na freguesia afonsoeirense. E alcançou o maior triunfo que se pode almejar: constituiu-se como referência inspiradora para as gerações seguintes, deixando um legado inestimável e marca profunda – de princípios e valores – a todos quantos trabalharam com ele.

- PUB -

O Montijo ficou mais pobre e o Mundo também. O SETUBALENSE apresenta as mais sentidas condolências à família enlutada e amigos.

 

- PUB -

Mais populares

Joaquim Maia deu a volta à tragédia para ajudar atletas a vencerem na pista

A vida pregou-lhe uma má partida, mas não se deixou vencer. Hoje é treinador e já ajudou a lançar atletas de alta competição     No campo...

Bombeiros em “guerra de tronos” ameaçam direcção com paralisação de serviços

Direcção já acertou tudo com antigo chefe dos bombeiros do Barreiro para assumir o cargo. Mas o corpo activo do Montijo quer Luís Silva   A...

CDU vai lançar André Martins à presidência da Câmara Municipal de Setúbal

A CDU vai avançar com André Martins como candidato à presidência da Câmara Municipal de Setúbal nas autárquicas deste ano. O nome do actual...
- PUB -