25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoMontijo perde um dos maiores: morreu José Camilo

Montijo perde um dos maiores: morreu José Camilo

O património humano, desportivo e associativo do Montijo ficou mais pobre. José Camilo, o “Senhor Basquetebol”, que uniu várias gerações de montijenses pela sua forma de estar, comportamento cívico exemplar – sempre a favor dos mais vulneráveis e necessitados –, morreu no passado sábado, aos 72 anos, no hospital do Barreiro.

- PUB -

O funeral realizou-se na última terça-feira, no Cemitério de S. Sebastião, no Montijo.
José Camilo Dias Ramos nasceu em Setúbal a 14/07/1948, esteve mais de meio século ligado ao movimento associativo montijense e destacou-se também como jogador e, mais tarde, treinador de basquetebol.

Jogou durante 25 anos e representou o Clube Desportivo do Montijo, o Clube Atlético do Montijo, a Associação Desportiva Samouquense e o Palmeiras do Montijo. Foi ao serviço deste último clube, que, aos 39 anos, terminou a carreira de basquetebolista, com o título de Campeão Nacional da III Divisão.

 

- PUB -

Depois, como treinador orientou atletas masculinos e femininos nos mais diversos escalões, deixando marca no Clube Desportivo do Montijo, no Montijo Basket Associação (MBA), n’ A Velhinha de Alhos Vedros e no Seixal Futebol Clube. Do notável percurso técnico que realizou, destaca-se um título de Campeão Nacional da I Divisão em seniores masculinos e participação na Liga Profissional de Basquetebol.

A sua acção ultrapassou muito mais do que o brilhantismo alcançado no trajecto realizado no mundo do basquetebol. Treinou e educou centenas de jovens em várias modalidades no Afonsoeiro, no seu bairro, em contexto de grandes dificuldades sociais e económicas. Deu corpo ao projecto de inserção social (PISOA) pelo desporto na freguesia afonsoeirense. E alcançou o maior triunfo que se pode almejar: constituiu-se como referência inspiradora para as gerações seguintes, deixando um legado inestimável e marca profunda – de princípios e valores – a todos quantos trabalharam com ele.

O Montijo ficou mais pobre e o Mundo também. O SETUBALENSE apresenta as mais sentidas condolências à família enlutada e amigos.

- PUB -

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -