19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoPSD nacional estende passadeira “laranja” a recandidatura de João Afonso

PSD nacional estende passadeira “laranja” a recandidatura de João Afonso

Foi o primeiro autarca, no Distrito de Setúbal, a assumir publicamente que iria recandidatar-se nas autárquicas de 2021. Com ou sem apoio do PSD, garantiu há cerca de 14 meses. Esta quarta- -feira, João Afonso foi anunciado como cabeça-de-lista dos social-democratas à Câmara do Montijo, pelo secretário- -geral do partido, José Silvano.

- PUB -

O nome do advogado de 52 anos, que ocupa o cargo de vereador na autarquia montijense desde 2017 e que passou a presidir à estrutura local do partido em 2020, foi aprovado pela distrital e homologado pela direcção nacional, que assim lhe estendeu a “passadeira laranja” para avançar.

E fechada está já também a reedição da coligação com o CDS-PP, confirmaram a O SETUBALENSE João Afonso e o presidente da distrital de Setúbal dos democratas-cristãos, João Merino. Nas últimas autárquicas, a candidatura de João Afonso, que juntou PSD e CDS-PP, registou 3 676 votos (19,44%), o que se traduziu na perda de um vereador no executivo composto por sete. Quatro anos antes, os social- -democratas, sem coligação e com Maria das Mercês Borges a encabeçar a lista à Câmara Municipal, haviam conseguido dois mandatos com 4 168 votos (25,22%).

Certa também é a recandidatura do socialista Nuno Canta, que já leva dois mandatos consecutivos como presidente da autarquia. No primeiro, em 2013, o PS ganhou com maioria relativa (perdeu um vereador), por uma DR diferença de 426 votos para a CDU; no segundo, em 2017, recuperou a maioria absoluta, voltando a eleger quatro vereadores e reconquistando todas as freguesias.

- PUB -

Quem também já anunciou a candidatura à presidência da Câmara, mas como independente, foi Manuel Fona Vieira, que terá de reunir as assinaturas suficientes para efectivar o processo. Já o Chega decidiu candidatar-se a solo nos 13 concelhos do distrito. Para o Montijo “está mais do que uma hipótese em aberto, mas a escolha será anunciada em breve”, disse Luís Maurício, responsável pela estrutura do partido no Distrito de Setúbal. Por conhecer estão ainda os cabeças-de-lista de CDU e Bloco de Esquerda.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Barco naufragado em Tróia tinha boia de amarração no Porto de Setúbal

Jornal Observador adiantou que barco, intitulado “Lingrinhas”, estava “registado na Polónia e não recebia ‘vistorias’ das autoridades portuguesas”
- PUB -