23 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalPalmela23.º Festival Queijo, Pão e Vinho espera receber 16 mil visitantes

23.º Festival Queijo, Pão e Vinho espera receber 16 mil visitantes

Mais de 40 expositores, com os melhores produtos da região vão transformar a freguesia de Quinta do Anjo, na capital dos saberes e sabores da Arrábida, a partir da próxima sexta-feira até 2 de Abril. Espaços de gastronomia, demonstrações equestres, passeios pedestres e ateliês para as crianças são algumas das propostas

- PUB -

 

De 31 de Março a 2 de Abril, a localidade de S. Gonçalo, em Cabanas, Quinta do Anjo vai acolher a 23ª edição do Festival Queijo Pão e Vinho, com um programa repleto de actividades, com espaços de gastronomia, demonstrações equestres, momentos musicais, actuações de grupos de ginástica, ateliês para as crianças e ainda passeios pedestres e de BTT, numa fusão entre a ruralidade e a inovação. A organização cabe à ARCOLSA – Associação Regional de Criadores de Ovinos Leiteiros da Serra da Arrábida, em articulação com a Câmara Municipal de Palmela, que conta atrair 16 mil visitantes, entre nacionais e estrangeiros.

O queijo de ovelha, os vinhos da Península de Setúbal e o pão tradicional da região serão os grandes ‘reis da mesa’, mas também não faltarão os doces regionais, as compotas, a fruta, o mel, os licores, ao longo dos mais de 40 expositores. A grande novidade deste ano é um concurso de Queijo de Azeitão DOP (Denominação de Origem Protegida). Cada produtor levará a concurso um queijo, que será avaliado por provadores externos. Os prémios serão atribuídos a 2 de Abril, domingo, às 19h, no Espaço de Gastronomia, coincidindo com o encerramento do festival.

- PUB -

“O Festival Queijo, Pão e Vinho promete ser um encontro de amigos, vizinhos e acima de tudo uma forma de as famílias passaram um tempo agradável, brindando e degustando os produtos típicos da região”, resumiu Álvaro Amaro, presidente da Câmara de Palmela, na conferência de imprensa de apresentação do festival, que decorreu na passada quinta-feira, 23, no Espaço Fortuna – Artes & Ofícios, na Quinta do Anjo.

As portas do certame abrem a 31 de Março, sexta-feira, a partir das 15h. No primeiro dia do evento, o destaque vai para uma actuação de tributo ao Cante Alentejano, da responsabilidade do grupo coral ModAlentejo, às 19h30, no Espaço de Gastronomia. Às 21h30, as atenções estarão voltadas para o picadeiro, com demonstrações equestres da Escola de Equitação “Quinta dos Barreiros”.

A programação segue no dia 1 de Abril, sábado, com mais demonstrações equestres e tertúlias no auditório com os vários agentes económicos locais. Numa tentativa de “abranger todos os públicos, incluindo as crianças, criámos várias iniciativas para as famílias passarem o dia inteiro no recinto”, explicou Francisco Macheta, membro da organização. Nesse sentido, o programa dá a oportunidade aos mais novos de contactar com os animais, assistir a demonstrações de tosquia e a corridas de ovelhas, no Ovinódromo.

- PUB -

As crianças podem participar no espaço de animação “Ponho as mãos a mexer… para aprender”, dinamizado pelo Centro Social de Quinta do Anjo, ateliês de produção de queijo de ovelha, no Museu do Ovelheiro, “para perceberem que o leite não vem dos pacotes” e actividades promovidas pelos escuteiros do Agrupamento 504 de Quinta do Anjo do Corpo Nacional de Escutas, que estará acampado no recinto durante todo o fim de semana.

No dia 2 de Abril, domingo, a manhã começa com um passeio de BTT, às 10h, estando a tarde reservada às actuações dos grupos de ginástica, como a Academia de Unik Gymdance. Ao final da tarde será conhecido o vencedor do primeiro concurso de queijo de Azeitão DOP, inserido no festival. A entrada no certame tem um preço simbólico de um euro.

Imbuídos pelo espírito do festival, até 9 de Abril, 24 restaurantes do concelho de Palmela irão responder ao desafio de mais uma edição dos Fins de Semana Gastronómicos, com ementas, onde os queijos de Azeitão serão o ingrediente especial. “Vamos ver como a restauração inova com tradição”, afirmou Álvaro Amaro, autarca de Palmela. Os Fins de Semana Gastronómicos integram o programa de promoção turística e gastronómica do município, “Palmela – Experiências com Sabor”.

- PUB -

Mais populares

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -