19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaPinhal Novo inaugura Centro de Transferência de Resíduos Valorizáveis

Pinhal Novo inaugura Centro de Transferência de Resíduos Valorizáveis

Experiência piloto vai permitir que os cidadãos do concelho de Palmela depositem resíduos para reciclagem, com um volume superior ao admitido nos ecopontos. Medida pretende melhorar a imagem do espaço público e reduzir a poluição

 

- PUB -

O novo Centro de Transferência de Resíduos Valorizáveis de Pinhal Novo, sediado na Rua Luís de Camões, abre oficialmente ao público esta terça-feira, 11. Inserido no âmbito das políticas ambientais da Câmara de Palmela, o investimento municipal orçado em mais de 10 mil euros vai permitir que cada munícipe particular, residente no concelho de Palmela e especificamente na freguesia de Pinhal Novo deposite os resíduos valorizáveis de que já não necessita. Posteriormente, a autarquia assegura a separação e o encaminhamento dos resíduos para as centrais de compostagem.

No total, a área com uma dimensão de 2500 m² é constituída por cinco ecopontos para recolha de resíduos verdes/arbustos, monos e velharias (mobiliário), terras, entulhos e ainda um depósito de recolha de óleos alimentares usados. O centro destina-se exclusivamente a utilizadores domésticos, sendo que estes só podem depositar até 2m³.

Para Fernanda Pésinho, vereadora do executivo camarário de Palmela, o investimento no novo espaço justifica-se por três razões. Primeiro pelo facto de “o nível de cobertura de ecopontos no concelho e nesta freguesia especificamente estar abaixo do legalmente exigível. Em segundo, porque existe um incumprimento contratual da parte da Amarsul, que tinha a obrigação legal de construir um Ecocentro para recolha de resíduos valorizáveis e ainda não o fez. E em terceiro, como forma de melhorar a imagem do concelho, na medida em que a sua dispersão geográfica e populacional estava a propiciar actos ilícitos”, afirmou na conferência de imprensa de apresentação do centro.

- PUB -

Com a adopção desta medida, Fernanda Pésinho acredita que será mais fácil “controlar e contribuir para a redução da população, tarefa que temos o dever de travar e também sensibilizar para a valorização dos resíduos”. Questionada pelos jornalistas sobre os contactos entre a autarquia e a Amarsul, no sentido de se construir o futuro Ecocentro, Fernanda Pésinho explicou que “as duas entidades têm estado em conversações, mas que a Armasul tem alegado falta de verbas e dificuldades decorrentes da sua privatização”. Ainda assim, a vereadora adiantou que “a grande luta do município de Palmela se prende com a construção do Ecocentro, que é uma obrigação da Armasul, embora depois de monotorizadas as condições do novo centro não exclua a hipótese de alargar este serviço a outros concelhos”.

Já Manuel Lagarto, presidente da Junta de Freguesia de Pinhal Novo considera a inauguração do centro “uma grande mais-valia, porque apesar dos comportamentos menos próprios, muita gente já nos perguntava onde podia depositar os seus resíduos. Assim, além de haver uma selecção natural e acrescenta-se um serviço à população, na medida em que melhora a imagem do espaço público”.

O Centro de Transferência de Resíduos Valorizáveis de Pinhal Novo estará aberto ao público de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h e, aos sábados, das 9h às 13h.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -