27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalPalmelaPalmela. Freguesias do concelho festejam em força os 43 anos de Abril

Palmela. Freguesias do concelho festejam em força os 43 anos de Abril

Exposições, filmes, espectáculos, fanfarras, animação desportiva e convívios prometem animar a população entre os dias 20 e 25, em vários espaços

 

- PUB -

O concelho de Palmela prepara-se para assinalar em força a efeméride do 25 de Abril de 1974, com um vasto programa de actividades dinamizadas em todas as freguesias e com o movimento associativo já a partir de dia 20 e até ao dia 25. Exposições, filmes, espectáculos, fanfarras, animação desportiva e convívios prometem assim animar as populações.

O 43.º aniversário do 25 de Abril começa por ser assinalado na freguesia de Pinhal Novo com a exposição “O 25 de Abril na Imprensa”, patente no Auditório Municipal de Pinhal Novo a partir de 20 de Abril e até 31 de Maio. No dia 21, é projectado o filme “Outro País”, de Sérgio Tréfaut, às 21h30, também no auditório municipal.

A inauguração da instalação da viatura militar Chaimite V-200, na Rua Infante Dom Henrique, às 10h30, é um dos destaques da programação no dia 23, a que se seguirá o espectáculo “Rogério Charraz & os Irrevogáveis”, dia 24, no Salão dos Bombeiros Voluntários de Pinhal Novo, às 22h.

- PUB -

No dia 25, o programa começa com uma alvorada e arruada com Círios e Banda Filarmónica da SFUA pelas ruas de Pinhal Novo, às 08h, e ganha ritmo com a maratona “Correr a Liberdade – 1974 metros”, que irá percorrer a partir das 09h30 a Quinta do Pinheiro entre as ruas José Saramago e Salgueiro Maia.

Às 10h, está prevista animação desportiva e infantil no Polidesportivo José Maria dos Santos, com aulas de ginástica para todos, uma aula de zumba e ateliers de animação e pintura para crianças. Enquanto isso, é pintado um mural alusivo ao 25 de Abril na Praça da Independência.

Mais tarde, às 10h30, espaço à BTTour da Liberdade pelas ruas da vila, em jeito de antecipação do concerto com a Banda Juvenil da SFUA que começa às 11h45. À hora de almoço, realiza-se um piquenique no Largo José Maria dos Santos, seguido da fanfarra dos Bombeiros na Avenida da Liberdade até ao jardim, onde às 15h30 haverá intervenções políticas e às 16h começa nova animação musical.

- PUB -

Em Palmela, as comemorações no 25 de Abril começam com uma sessão solene da Assembleia Municipal na Biblioteca Municipal, às 11h, e são retomadas à noite, com Pedro Mestre e Ausentes do Alentejo no Cine-Teatro São João, às 22h. No foyer da sala de espectáculos estará a exposição “Cravos de Abril”, de Sónia Domingos, com crochet contemporâneo, até ao dia 13 de Maio.

O programa de actividades estende-se ao Poceirão, Cabanas, Quinta do Anjo e Águas de Moura a partir do dia 22 de Abril. O evento “Canções em Liberdade”, com Conceição Silva, realiza-se no Centro Cultural do Poceirão dia 22 às 21h30 e no Grupo Popular e Recreativo Cabanense, dia 23, às 16h30.

Já o teatro infantil “A Revolução na Caixa de Costura”, pela Estórias com Asas, sobe à cena da Sociedade de Instrução Musical, em Quinta do Anjo, no dia 23 às 11h e repete no Sobreiro Monumental, em Águas de Moura, às 15h.

As iniciativas a propósito do 43.ºaniversário da Revolução de Abril são organizadas pela Câmara Municipal de Palmela em conjunto com as Juntas de Freguesia e o movimento associativo.

André Rosa
Jornalista
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -