20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalPalmelaAutarcas destacam projectos inovadores na Semana de Freguesia de Poceirão

Autarcas destacam projectos inovadores na Semana de Freguesia de Poceirão

Autarcas da freguesia, técnicos e funcionários do executivo municipal visitaram explorações e adegas e apresentaram algumas obras de requalificação nas áreas de rede viária, educação e desporto

 

- PUB -

No âmbito da Semana da Freguesia de Poceirão, promovida pela Câmara de Palmela, de 17 a 21 de Abril, membros do executivo municipal, técnicos e funcionários da junta de freguesia visitaram na passada quarta-feira, 19, obras, empresas e projectos representativos da tradição rural do Poceirão. À semelhança das freguesias anteriores, a iniciativa inseriu-se no ciclo anual de governação de proximidade, que visa o estreitamento das relações entre as juntas de freguesia, o executivo camarário e os diversos agentes locais.

A primeira paragem da comitiva municipal foi no Espaço de Jogo e Recreio Ferreira da Costa, onde foi concluída na passada quarta-feira, 19, uma obra de requalificação, promovida pela União de Freguesias. A intervenção consistiu na conservação do equipamento existente e instalação de um parque infantil para bebés e crianças com necessidades especiais e ainda um espaço dotado de aparelhos de ginástica, destinado à população sénior. O investimento total avaliado em 20 mil euros incluiu igualmente a substituição do piso por material sintético, tendo a autarquia comparticipado essa operação com 7 mil euros.

Autarcas visitaram o novo espaço para o desenvolvimento de actividade física.

Em seguida, fez-se uma paragem no Polidesportivo de Poceirão, onde foi revelado que a estrutura será intervencionada brevemente, através dos fundos comunitários, no âmbito do Portugal 2020 e, mais especificamente, do PAICD – Plano de Acção Integrado para as Comunidades Desfavorecidas. A candidatura, no valor de mais 300 mil euros, vai implicar a construção de um pavilhão coberto com diversas valências, que ficará ao dispor da comunidade escolar e população em geral. “Pretendemos criar sinergias com a Escola José Saramago, sendo que o nosso objectivo é o desenvolvimento social da população e das camadas mais jovens de Poceirão”, adiantou Álvaro Amaro, presidente da Câmara de Palmela.

- PUB -

No que toca às obras de requalificação da rede viária, os autarcas deram a conhecer o troço da Rua Joaquim Gomes Romão a ser pavimentado ainda no primeiro semestre deste ano. O investimento, na ordem dos 50 mil euros foi o mais votado na freguesia, ao abrigo do processo “Eu Participo!”, de 2016. A comitiva municipal e de freguesia passou também pela Estrada Municipal 533, cuja empreitada de beneficiação do troço de cerca de 500 metros, localizado junto à entrada do Poceirão, já foi adjudicada por 45 mil euros.

Passando das obras nas estruturas viárias para os projectos mais diferenciadores, que combinam a ruralidade com a inovação, fez-se uma visita à Quinta dos Burros Mirandeses, espaço em processo de licenciamento, que vai começar a operar em breve. Segundo o proprietário Henrique Gonçalves, “a herdade foi adquirida num leilão e reabilitada para servir de alojamento local, realização de eventos e criação de ovelhas. Paralelamente comprámos 13 burros mirandeses para limpar a mata e futuramente desenvolvermos a actividade de asinoterapia”, técnica terapêutica muito desenvolvida no centro da Europa para ajudar crianças e adultos com necessidades especiais, como autismo, síndrome de Down e paralisia cerebral.

A manhã de trabalhos terminou na empresa Vinhos Enoque, sediada em Lagoa de Calvo. À semelhança das visitas anteriores, Álvaro Amaro reforçou a ideia de que “é tão importante contactar com as grandes empresas, como a Autoeuropa, como com as empresas familiares, que acrescentam valor ao território, fortalecendo o tecido económico local”, como é o caso desta adega de cariz familiar.

- PUB -

Aurélio Enoque, primo do enólogo Jaime Quendera, começou a actividade há cerca de cinco anos, tendo neste momento nove hectares de vinho em produção, que passarão a 20 quando o investimento recente em vinha nova começar a dar frutos. Em 2016, a produção situou-se nos 90 mil litros de vinho, sendo que as castas dominantes são o tinto castelão, branco e rosé. “Pela primeira vez vamos estar na Mostra de Vinhos de Fernando Pó e na Feira Comercial Agrícola de Poceirão”, afirmou Aurélio Enoque.

O evento da Semana da Freguesia de Poceirão contou com a participação de José Silvério, presidente da União de Freguesias de Poceirão e Marateca, Álvaro Amaro, presidente da Câmara de Palmela e os vereadores do executivo comunista, Adília Candeias, Adilo Costa, Luís Calha, Fernanda Pésinho e Pedro Taleço (PS).

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -