26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaPEDRO PINELA: "Quatro boleias"

PEDRO PINELA: “Quatro boleias”

No geral, não me aprazem os países que me detêm as expectativas altas. Lá está, o mal não é inerente à nação, pelo contrário, o mal estava em mim que ainda dava ouvidos a julgamentos alheios. E, consequentemente, o mal também possa ser o do leitor que lê estas críticas. Quer elas sejam “cons” ou “des-trutivas”. Adoptando estes pontos de vista. Em vez de formularem os seus próprios. Venham cá ver.

- PUB -

A Tailândia serviu de referência aos elogios mais rasgados por parte dos meus conselheiros de viagem. Entre eles as notícias que passam em Portugal e continua a surpreender pela positiva. Senão que se tome este simples exemplo:

De Banguecoque a Chiang Mai vão 700 Km de estrada. Que podem ser feitos confortavelmente de autocarro. Porém, o custo do conforto deste transporte público, não é tão-só o monetário, mas também se gasta a oportunidade de conhecer quem vai dentro dos carros.

1 – À uma da tarde, estou em Banguecoque. Apanho a primeira boleia 10 minutos depois. Era uma querida. Muito preocupada de como é que eu havia de chegar ao meu destino. Adorava cães. De passagem, fomos buscar a sua mãe e ao portão estavam 3 pitbulls. Legítimo, pensei. A senhora estava pronta para sair e passou pelos cães com muita naturalidade. Como se ladrassem para mim por ela. Almoçámos numa bomba de gasolina, onde me deixou para que apanhasse a próxima boleia.

- PUB -

2 – Acabo de me despedir da Natti e da sua mãe que não saiu do carro. Estou a fumar o meu cigarro, estaciona um carro mesmo à minha frente.

– Para onde vais?

Mostro a minha cartolina que ainda nem tinha levantado.

- PUB -

– Posso levar-te, vou para lá.

Estava com a mulher, a filha e o pai e o seu inglês veio a provar-se pior do que à primeira impressão. O que dificultou o processo de agradecer com discurso em vez de o simples “Thank you”. Seguido do “Cápuncáá”, que é o equivalente thai e que sei dizer mal.

Convidou-me para passar a noite em sua casa com mais família.

3 – Às oito da manhã, estava de novo na estrada. Comi o pequeno-almoço com demora. Levanto a placa. Mais 10 minutos.

Um casal novo com o carro a tresandar a jackfruit, ou jaca em português, ou no original Malayalam, chakka. Fruta que cheira mal que se farta. Sabe um bocado ao que cheira. Já não como mais. Nem que oferecido. A conversa foi boa durante 250 km. Já estava perto de Chiang Mai.

4 – Portanto, aparece uma carrinha que vem cheia, mas de caixa aberta. Sol na pele e vento no cabelo. Que é que se quer mais?

 

Bangkok Art and Culture Centre

Por Pedro Pinela

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -