26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaFuncionários da Autoeuropa sentem-se traídos pela Comissão de Trabalhadores

Funcionários da Autoeuropa sentem-se traídos pela Comissão de Trabalhadores

Pré-acordo com a administração da empresa foi a gota de água. Fernando Sequeira, coordenador da Comissão de Trabalhadores, diz que, apesar do chumbo, os horários pretendidos pela empresa deverão mesmo vir a ser aplicados

O chumbo do pré-acordo negociado entre a administração da Autoeuropa e a Comissão de Trabalhadores foi claro e inequívoco e, além disso, abriu uma ferida profunda entre os funcionários e os seus representantes. Ao que o DIÁRIO DA REGIÃO apurou, a forma como a Comissão de Trabalhadores se posicionou ao longo do processo criou desagrado nos trabalhadores.

- PUB -

“Neste momento, existe um enorme sentimento de traição em relação à Comissão de Trabalhadores, que é sentido pelos trabalhadores em geral”, disse ao DIÁRIO DA REGIÃO um dos funcionários da empresa. A gota de água, sublinhou a mesma fonte, foi a votação do pré-acordo que acabou recusado por 2 596 trabalhadores (74,8%) – de um total de 4 415 inscritos, votaram 3 472, registando-se 815 votos favoráveis (23,5%), 44 votos brancos e 17 nulos.

“Na votação, em vez de ser perguntado aos trabalhadores se concordavam com o pré-acordo, fala-se apenas nos 175 euros. Ora, os trabalhadores deixaram bem explícito que o que não querem é a perda do direito do trabalho ao sábado como dia extraordinário”, explicou a mesma fonte, considerando que “os 175 euros propostos é como uma cenoura em que os trabalhadores trocariam a actual remuneração dos sábados a 100%, por 175 euros mensais”.

“Um trabalhador de nível intermédio recebe ao sábado um valor bruto na ordem dos 100 euros, fazendo os quatro de um mês ganharia 400 euros. E é este direito que os trabalhadores não querem perder, trocar 400 euros por 175”, reforçou, salientando que “o problema agora é a falta de confiança” na Comissão de Trabalhadores. “Fizeram o oposto para o qual foram mandatados em plenário. Vamos ver, se não dará a destituição dos membros da Comissão de Trabalhadores”, concluiu.

- PUB -

Comissão de Trabalhadores sublinha legalidade dos horários propostos

Em declarações à Lusa, o coordenador da Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa, Fernando Sequeira, salientou a legalidade dos horários que a Autoeuropa pretende implantar e foi mais longe, considerando que a medida deverá ir avante.

“Conseguimos negociar uma compensação financeira para os horários que a empresa pretende implementar para assegurar a produção do novo veículo T-Roc, sendo que esses horários são legais e deverão ser aplicados pela empresa, apesar desta votação”, disse.

- PUB -

“Receio que os trabalhadores que votaram pelo ‘não’ ao pré-acordo não tenham percebido que pode estar em causa, pelo menos, uma parte da produção do novo veículo T-Roc na Autoeuropa”, acrescentou o coordenador da Comissão de Trabalhadores, escusando-se a explicar até que ponto a recusa do pré-acordo poderá comprometer o futuro da fábrica de Palmela.

O sindicato dos Trabalhadores das Industriais Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Sul (SITE), afecto à CGTP, também reagiu em comunicado e indicou que tem uma reunião marcada com a administração da Autoeuropa para esta quarta-feira (2), às 11h00. No mesmo documento, o sindicato afirma que “para facilitar a negociação” disponibiliza-se “para retirar o pré-aviso de greve para o dia 30 de Agosto”, caso a empresa retire a sua proposta de horário de segunda a sábado.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -