25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaMais de três mil crianças obrigadas a comer refeições vegetarianas em Palmela

Mais de três mil crianças obrigadas a comer refeições vegetarianas em Palmela

Encarregados de educação apontam o dedo à autarquia. Por lei, as ementas vegetarianas devem ser contempladas como opção. Pais dizem que em Palmela assiste-se ao contrário e recusam que as crianças “sirvam de cobaias”

As mais de três mil crianças que frequentam os estabelecimentos de ensino pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico da rede pública no concelho de Palmela voltaram a ter, na última segunda-feira, uma ementa vegetariana como única opção de refeição. A situação está gerar indignação entre vários encarregados de educação, que lembram que a existência de uma refeição mensal vegetariana não deveria ser obrigatória – como aconteceu pela terceira vez durante este ano lectivo – mas sim opcional, de acordo com o estabelecido por lei.

- PUB -

As crianças, desde logo as de mais tenra idade, entre os três e os quatro anos, têm sido confrontadas não com a opção mas sim com a obrigação de comerem uma refeição vegetariana. A contragosto, na esmagadora (para não dizer na totalidade) dos casos. Na segunda-feira o prato principal apresentado foi Lasanha de tofu com cogumelos e cenoura, além de sopa de legumes, salada de alface, milho e beterraba.

Os pais consideram que a situação que tem vindo a ser adoptada viola até o previsto no próprio Regulamento de Acção Social Escolar da autarquia de Palmela, documento que tem estabelecido no n.º 4 do artigo 5 (Gestão de Fornecimento) da Secção II (Apoio Alimentar) que “a refeição diária inclui: sopa, prato de peixe ou carne, em dias alternados, com os acompanhamentos básicos da alimentação, sobremesa, pão e água.”

Mais: os encarregados de educação evocam o artigo 1 da Lei 11/2017 de 17 de Abril que estabelece “a obrigatoriedade de existência de opção vegetariana nas ementas das refeições servidas

- PUB -

nas cantinas e refeitórios públicos”. A “obrigatoriedade de opção e não o oposto, como acontece actualmente no concelho de Palmela”, criticam.

Inconformados, os pais apontam o dedo à autarquia, ao mesmo tempo que recusam que as crianças “sirvam de cobaias”, numa medida que vai ao arrepio da lei e do que está estipulado em regulamento pela própria edilidade.

O DIÁRIO DA REGIÃO solicitou esclarecimentos à autarquia, mas até ao fecho desta edição não foi possível obter resposta.

- PUB -

Recorde-se que no início do mês registou-se também um outro caso com as refeições nas escolas de Palmela. A comida foi servida crua às crianças. Aconteceu no passado dia 2, com a situação a motivar uma penalização (pecuniária) aplicada pela autarquia à empresa Uniself, responsável pelo fornecimento das refeições.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -