26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaNúcleo Museológico dos Ferroviários com inauguração prevista para Novembro

Núcleo Museológico dos Ferroviários com inauguração prevista para Novembro

Antiga estação do comboio vai ficar vedada com vidro e aberta ao público

 

- PUB -

 

A antiga estação ferroviária do Pinhal Novo, com um vasto património de azulejos, vai ser transformada num núcleo museológico para recordar a importância da ferrovia no desenvolvimento local, com inauguração prevista para Novembro.

“É um compromisso que vem do anterior mandato. Começámos por estabelecer um protocolo de cooperação com a Infraestruturas de Portugal (IP), que nos levou a um contrato de comodato para utilização da gare e do átrio central da antiga estação para um espaço musealizado e visitável”, disse ontem à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Amaro.

- PUB -

“Vamos criar uma vedação transparente em torno da antiga gare, porque o património ferroviário começa logo ali na própria estação, com um património azulejar de grande qualidade e que merece ser visitado, explicado e compreendido, porque também tem que ver com a história da região”, acrescentou o autarca, lembrando que a Câmara de Palmela já lançou o concurso público, com o valor base de 30.000 euros, para a realização das obras.

Segundo Álvaro Amaro, o núcleo museológico ferroviário é “anseio antigo da comunidade ferroviária, muito significativa no Pinhal Novo, que sempre desejou de ter um espaço que evoque a memória de todo o historial ferroviário e do seu contributo para o desenvolvimento local”.

Enquanto decorrem as obras para a criação de um acesso para o alçado nascente do edifício e um percurso acessível a cidadãos com mobilidade condicionada – para delimitação do espaço visitável da gare 1, por razões de segurança que se prendem com a electrificação da via-férrea -, a Câmara de Palmela irá fazer a catalogação e seriação de espólio de natureza ferroviária cedido por particulares, ex-ferroviários, que estará em exposição no futuro espaço museológico.

- PUB -

“Depois teremos uma fase de maior ambição, utilizando plataformas interactivas, apoiadas em `software´ informático, que permitam a cada ferroviário e aos seus familiares irem introduzindo dados que permitam enriquecer todo o historial dos ferroviários na comunidade em Pinhal Novo”, sublinhou Álvaro Amaro.

O autarca admitiu ser difícil comprometer-se com uma data, mas perspectivou que o núcleo museológico esteja em funcionamento no próximo mês de Novembro, que é a data de restauração do concelho.

 

Lusa

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -