1 Março 2021, Segunda-feira
- PUB -
Início Local Palmela Amigos de Baco mantém vivo Carnaval no Pinhal Novo

Amigos de Baco mantém vivo Carnaval no Pinhal Novo

Sete carros alegóricos animados por colectividades no desfile que sai apenas na terça-feira

 

- PUB -

O Corso Carnavalesco e o Enterro do Bacalhau são os principais momentos do Carnaval que continua a animar a vila do Pinhal Novo, apesar das dificuldades e faltas de apoio.

Os Amigos de Baco continuam a remar contra a maré, garante Rute Moreira, presidente da instituição, porque “não sou mulher de desistir e, ao longo dos últimos nove anos tem sido uma luta constante, onde contei com o apoio do comércio local, porque a Câmara e a Junta de Freguesia de Pinhal Novo deixaram de apoiar a iniciativa”.

A presidente da instituição acrescenta “a Câmara de Palmela começou a dar apoio nos últimos três anos com uma verba de mil euros, o que é manifestamente insuficiente”.

- PUB -

O Grupo dos Amigos de Baco conta com a participação do movimento associativo da freguesia, que procede à confecção dos carros e anima o evento com música, destaca Rute Moreira e “este ano teremos sete ou oito carros alegóricos onde participam os ranchos folclóricos do Pinhal Novo e Lagoa da Palha, a SFUA, os Bardoada, a dança da Palhota, os Bombeiros, muitas matrafonas, muitas crianças e populares que integram o corso que desfila na tarde de terça-feira”. Outro dos momentos de destaque será a leitura do testamento do Zé Bacalhau, na noite de quarta-feira. Rute Moreira garante “é um dos momentos vividos pela população que segue atentamente a distribuição das prendas do Zé Bacalhau” e avisa “os autarcas e figuras públicas vão ser contempladas com muitas ofertas e criticas e não irão ser esquecidas no testamento”.

Os bailes de Carnaval vão animar as colectividades da Sociedade Filarmónica Humanitária, Sociedade Filarmónica Palmelense “Loureiros” e Sociedade de Instrução Musical de Quinta do Anjo. Em Águas de Moura será recriada a antiga tradição do Julgamento do Entrudo pelo TELA – Teatro Estranhamente Louco e Absurdo.

Fátima Brinca
Jornalista
- PUB -

Mais populares

Várzea veio colmatar necessidade de antecipar o fecho da estação na 5 de Outubro

TST explica que antiga estação apresentava alguns problemas, inclusive ao nível da logística nos serviços   A empresa Transportes Sul do Tejo (TST) inaugurou há cerca...

Morreu o homem do mar Lídio Galinho

Lídio Galinho, homem ligado à pesca na Costa de Caparica, morreu hoje, durante a tarde, vítima de covid-19, no Hospital Garcia de Orta, em Almada

GNR apreende quase cinco toneladas de sardinha em Sesimbra

A Unidade de Controlo Costeiro da GNR, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Setúbal, apreendeu esta terça-feira 4 950 quilos de sardinha, no...
- PUB -