26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaCentro Social de Palmela pode perder valências

Centro Social de Palmela pode perder valências

O actual presidente da IPSS não põe de lado corte drástico para salvar instituição

 

- PUB -

 

O presidente do Centro Social de Palmela (CSP), Carlos de Sousa, não esconde a difícil situação da instituição e não põe de lado “a iniciativa drástica da eliminação de algumas valências”.

Carlos de Sousa garante que o que está em causa “é salvar o Centro Social e se isso passar por fechar valências tomaremos a melhor decisão” porque “não podemos esquecer o passado muito pesado, com as mensalidades muito baixas”. O presidente da instituição de Palmela revela que “temos 300 crianças, com 250 na creche e ATL, em que oito por cento delas pagam mensalidades entre os zero e os 30 euros. Trinta por cento das crianças pagam de zero a 50 euros” e as mensalidades “não são suficientes para equilibrar os custos”.

- PUB -

O CSP tem 77 trabalhadores no activo, que correspondem a 72 por cento das despesas, refere o presidente da instituição, que acrescentando que “essas despesas deviam situar-se entre os 60 e os 65 por cento”.

Apoio da comunidade e da autarquia

A instituição tem desenvolvido diversas iniciativas para angariação de fundos, nomeadamente a Bagageira Aberta, com Carlos de Sousa a explicar que “tem sido muito interessante e está a tornar-se num hábito, que já mobiliza cerca de meia centena de carros”, em que as verbas obtidas “não são significativas, mas anima o espaço e dá vida ao Largo de S. João até a nível da restauração e do comércio local”.

- PUB -

O apoio da Câmara, explica Carlos de Sousa, “passa pela realização de obras de reabilitação da creche fruto da candidatura ao abrigo do Portugal 2020”e “será essa candidatura no Programa Especial de Reabilitação que nos vai dizer se teremos a iniciativa drástica da eliminação de valências”.

Fátima Brinca
Jornalista
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -