26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaPoesia de Manuel António Pina em destaque na Biblioteca do Pinhal Novo

Poesia de Manuel António Pina em destaque na Biblioteca do Pinhal Novo

‘Palavras na Nossa Terra’ homenageia jornalista e escritor

 

- PUB -

O próximo encontro de poesia “Palavras na Nossa Terra”, a ter lugar na Biblioteca Municipal de Pinhal Novo, vai homenagear Manuel António Pina. A iniciativa realiza-se no dia próximo dia 29, a partir das 21h00, e como é hábito é livre e aberta a todos os que “gostem de ouvir, escrever, ler ou declamar poesia”, lembra a Câmara Municipal de Palmela.

O encontro de poesia do próximo dia 29 vai destacar o jornalista e escritor Manuel António Pina, que nasceu em 1943, no Sabugal, e faleceu em Outubro de 2012, no Porto. “Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, em 1971, exerceu advocacia, foi técnico de publicidade e jornalista no Jornal de Notícias, onde foi editor. A sua colaboração nos media abrangeu também a rádio e a televisão”, realça a autarquia, sem esquecer o legado de Manuel António Pina enquanto escritor.

“Autor de livros para a infância e juventude e de textos poéticos, a sua obra apresenta uma grande coesão estrutural e reflecte uma grande criatividade. Afirmou-se como uma das mais originais vozes poéticas na expressão pós-pessoana da fragmentação do eu. Transmissora de valores, muita da sua obra infantil e juvenil é seleccionada para fazer parte dos manuais escolares, sendo, também, integrada nas antologias portuguesas e espanholas.”

- PUB -

Nenhum Sítio (1984), O Caminho de Casa (1988), Um Sítio Onde pousar a Cabeça (1991), Algo Parecido Com Isto da Mesma Substância (1992), Farewell Happy Fields (1993), Cuidados Intensivos (1994), Nenhuma Palavra e Nenhuma Lembrança (1999), Le Noir (2000) e Os Livros (2003) são algumas das obras de Manuel António Pina.

A participação nos encontros de poesia decorrem uma vez por mês na Biblioteca Municipal de Pinhal Novo e têm entrada gratuita.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -