19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaServiço Educativo do Museu Municipal com 6.300 visitantes no último ano lectivo

Serviço Educativo do Museu Municipal com 6.300 visitantes no último ano lectivo

Média de avaliação dos visitantes ao serviço prestado foi próxima do valor 5 (muito bom). Docentes realçam ‘criatividade na abordagem’ e ‘nível de participação permitido’

 

- PUB -

As actividades realizadas pelo  Serviço Educativo do Museu Municipal de Palmela (SE-MMP) durante o ano lectivo 2017-2018 abrangeram um total de 6.300 visitantes. O público que mais solicitou a oferta pedagógica disponibilizada pelo serviço “foi o 1.º Ciclo do Ensino Básico, seguindo-se a Educação Pré-escolar”, revela a Câmara Municipal em jeito de balanço, adiantando que a maioria dos visitantes residem no concelho.

“Os questionários entregues ao longo do ano lectivo a diferentes públicos (alunos, professores, visitantes e outros grupos) demonstram que a avaliação dos aspectos relacionados com o desempenho da equipa do SE-MMP obteve percentagens superiores a 88%”, sublinha a autarquia, realçando também que “a média dos vários aspectos avaliados é próxima do valor 5 (muito bom)”, ao mesmo tempo que dá conta de que os docentes envolvidos destacaram a ‘criatividade da abordagem’ e o ‘nível de participação permitido’.

A edilidade lembra que para este lectivo 2018/2019, o programa pedagógico do SE-MMP destaca duas exposições temporárias: “’80 anos de iluminação pública elétrica. Palmela 1938, finalmente a luz!’, patente até 30 de Março, na Biblioteca Municipal de Palmela, e ‘Paisagem sonora – A Gaita de fole’, que pode ser visitada no Museu da Música Mecânica, em Pinhal Novo, até 2 de Outubro”.

- PUB -

O SE-MMP encontra-se instalado no Castelo de Palmela e, além do programa pedagógico, “assegura, mediante marcação prévia, visitas guiadas ao património cultural do concelho”, com os grupos escolares a merecerem prioridade.

“A programação deste serviço agrega, ainda, as datas comemorativas relacionadas com a agenda anual do Museu Municipal, com destaque para o Dia Nacional dos Centros Históricos, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, o Dia Internacional dos Museus, a Noite dos Museus, entre outros”, avança a autarquia, acrescentando que “a equipa do SE-MMP colabora também com outros programas e projectos municipais, como o Fantasiarte, a Feira Medieval, o Festival Internacional de Gigantes ou o Mercado da Cidadania”.

Existe ainda um conjunto de recursos pedagógicos, disponibilizados pelo serviço “em vários formatos (cadernos, caixas e/ou malas temáticas e exposições itinerantes), alguns dos quais estão disponíveis on-line, em www.cm-palmela.pt/pages/1430”. Como exemplos, a Câmara Municipal aponta “o caso de ‘Gigantes, cabeçudos e outras coisas do arco-da-velha’, ‘Pé ante pé… descobre o que a vila é!’, ‘Caramelos’, ‘Eu Sou História e Património’, ‘Crescer Saudável com o nosso Património’, ‘A Vinha e o Vinho em Palmela’ ou ‘Arte² – O Património Azulejar do Concelho de Palmela’”.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Autoridades suspeitam ter encontrado corpo de mariscador desaparecido em Montijo

Cadáver foi descoberto a flutuar no Tejo, em frente ao Terreiro do Paço
- PUB -