20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalPalmelaVisitas a empresas de sucesso e projetos inovadores

Visitas a empresas de sucesso e projetos inovadores

A terceira Semana Descentralizada contemplou a freguesia mais industrializada do concelho, que alia a inovação, ao turismo e à vertente rural, numa harmonia de referência, que faz deste território um local de qualidade para viver

 

- PUB -

 

Os autarcas de Palmela e da Freguesia de Quinta do Anjo apostaram numa visita que contemplou empresas, obras a decorrer e novos projetos.

Na Quinta do Cerrado nasceu um novo espaço de alojamento local, na Serra do Louro, onde o proprietário Pedro Cardoso, deitou mãos à obra e recuperou uma casa datada de 1850.

- PUB -

A estrutura antiga manteve-se e a casa foi mobilada com móveis rurais, onde se destacam as camas e os lavatórios em ferro.

O jovem empresário turístico recebe na Quinta do Cerrado visitantes oriundos de 35 países, que podem usar os produtos hortícolas para confecionarem a suas refeições. Nesta primeira fase foram reabilitados dois quartos, a cozinha e os espaços exteriores de lazer. Numa segunda fase serão recuperados os restantes espaços, onde funcionou em tempos passados uma suinicultura.

Empresas inovadoras de sucesso

- PUB -

Depois da visita à empresa OLIMEC, que se dedica à reparação e manutenção de viaturas de recolha de resíduos, que se instalou em Vila Amélia, com forte aposta na área de formação, com a criação de uma academia, a comitiva deslocou-se Brejos de Carreteiros, onde ficou a conhecer a Bio 2, que veio da zona da Malveira, para desenvolver a sua actividade especializada na área animal e produtos de uso veterinário. A empresa tem no seu quadro de pessoal 65 trabalhadores apenas da região e é representante de diversas marcas internacionais e distribuidor nacional de rações, medicamentos, acessórios e material médico para todos os canais de veterinária, desde as clínicas e lojas de animais às pecuárias.

As obras intermunicipais da HUB 10, Plataforma Humanizada de Conexão Territorial estão a avançar a bom ritmo e no eixo de ligação aos municípios de Setúbal e Sesimbra, onde será construída uma rotunda oval, que permitirá uma melhor distribuição do trânsito e qualificará os acessos à área industrial de Vila Amélia. No terreno já estão a decorrer obras de calcetamento e pavimentação, que inclui uma ciclovia.

Centro de Apoio Domiciliário

A construção do Centro de Dia e Apoio Domiciliário no Bairro dos Marinheiros avança e a primeira fase está quase concluída, depois da primeira pedra ter sido lançada em Abril de 2018.

A Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos do Bairro Alentejano (ARPIBA) revelou que a primeira fase “envolveu um investimento de 175 mil euros e contou com um apoio da autarquia de Palmela de cerca de 115 mil euros”. O presidente da instituição, José Brita, lamentou “a falta de apoio da Segurança Social, que apenas se limitou a aprovar o projecto”.

A ARPIBA continua a realizar iniciativas para a angariação de fundos, apelando às empresas do concelho que contribuam para esta causa social. O próximo evento solidário será a realização de um almoço-convívio para angariação de fundos no dia 31 de Março, na Sociedade Recreativa e Cultural do Povo do Bairro Alentejano.

Fátima Brinca
Jornalista
- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -