26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaCentro Social encerra Porta Aberta e Polo do Poceirão

Centro Social encerra Porta Aberta e Polo do Poceirão

Carlos de Sousa, presidente da instituição conforma encerramento de duas valências e despedimento de 21 funcionários

 

- PUB -

 

 

 

- PUB -

Carlos de Sousa, presidente do Centro Social de Palmela (CSP), confirma que no fim do ano lectivo vão encerrar “o polo do Poceirão e o Centro Porta Aberta” e explica que “a aprovação de contas revela um prejuízo num estado quase de insolvência, que se reflecte nas duas valências que iremos encerrar” e acrescenta que “se não tomarmos decisões desagradáveis pomos em causa o futuro de uma instituição com 45 anos de história”.

O presidente do Centro Social confessa com tristeza que “teremos que despedir 21 trabalhadores, pois o quadro de pessoal com 75 pessoas reflete-se em 90 por cento das despesas da instituição”.

Revela também que “iremos vender alguns imóveis, que não estão a ser utilizados”, nomeadamente a Casa Amarela e o edifício, junto à rotunda da garrafa, ali perto da nova farmácia de Palmela, afirmando com enorme desespero “vão-se alguns anéis, mas ficam os dedos.”

- PUB -

A comunidade palmelense segue preocupada a grave situação, que se vive no CSP, que anuncia o pior cenário com o encerramento do polo do Poceirão, que apoia 50 crianças e da Porta Aberta de cerca de uma dezena e meia de jovens em situação de risco.

As dívidas de largos milhares de euros são incomportáveis para a instituição que é uma referência no concelho e o presidente da Junta de Freguesia de Palmela, Jorge Mares considera “uma situação preocupante para Carlos de Sousa, que apesar de ter ideias, herdou uma estrutura cheia de problemas”. O autarca lamenta que “as crianças e os jovens sejam afectadas com uma situação de crise tão grande que não é fácil de resolver”. O edil da Junta de Freguesia lembra que “na última década aconteceram falências nas cooperativas de consumo, na cooperativa agrícola, no Jardim Infantil “O Rouxinol”, que agora está destruído e nas mãos de um gestor de insolvência” e apesar de “reconhecer que houve uma crise, mas também considero que existiu um alheamento das forças vivas do concelho”.

Também a ex-directora do Centro Distrital da Segurança Social, Ana Clara Birrento, mostrou “grande preocupação pela situação”, revelando a sua disponibilidade para “visitar a instituição para saber tudo o que se passa”.

O Centro Social de Palmela está a desenvolver uma candidatura ao Programa PER (Programa Especial de Revitalização) para garantir continuidade de apoio a cerca de 300 crianças.

 

Fátima Brinca
Jornalista
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -