26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaEstrada dos 4 Castelos vai ser alvo de beneficiação

Estrada dos 4 Castelos vai ser alvo de beneficiação

Execução da 2.ª fase da empreitada Hub10 – Plataforma Humanizada de Conexão Territorial, na Quinta do Anjo, tem um custo de 123 mil euros. Compreende o troço entre a zona de lazer de S. Gonçalo e a rotunda da Makro

 

- PUB -

 

 

O presidente da Câmara anunciou, na sessão da última quarta-feira, o lançamento do concurso público para o projecto de execução da 2.ª fase da empreitada Hub10 – Plataforma Humanizada de Conexão Territorial, na freguesia de Quinta do Anjo.

- PUB -

O projecto envolve um custo de 123 mil euros, revelou Álvaro Amaro, e “irá beneficiar a Estrada dos 4 Castelos, no troço compreendido entre a zona de lazer de S. Gonçalo e a rotunda da Makro”, para além de “envolver a criação de zonas de parqueamento e paragens para autocarros, com abrigo”. O autarca explicou que a intervenção “contempla uma zona de lazer perto da Rua de S. Gonçalo”.

A infra-estrutura será melhorada e qualificada nas condições de segurança rodoviária contribuindo para assegurar a mobilidade inclusiva para peões, velocípedes, transportes públicos, individuais e de mercadorias e inclui a criação de um corredor ciclável e pedonal bidirecional, acessível, através da beneficiação da berma existente.

A autarquia lembra que a 1.ª fase da empreitada encontra-se a decorrer, sendo que os trabalhos de implantação de uma rotunda na Estrada de Vila Amélia estão previstos iniciarem-se “em breve”, depois de concluído o processo das escrituras de alguns terrenos.

- PUB -

“Esta intervenção termina no limite do concelho e orienta o tráfego rodoviário entre os municípios de Palmela, Setúbal e Sesimbra, que apresentaram uma candidatura conjunta ao Portugal 2020, com vista à requalificação do eixo entre a EN379 e a EN10, articulando diferentes meios de transporte e interfaces de transporte público (caso da Estação Ferroviária da Penalva)”, explica a edilidade em nota de Imprensa.

A operação assume relevância por se tratar de “um forte investimento na requalificação urbana” do referido território, como também “na mobilidade sustentável, com opções mais qualificadas e amigas do ambiente”. A autarquia salienta ainda um outro objectivo a ter em conta. “Tratando-se de uma área com grande dinamismo empresarial, pretende-se, também, contribuir para melhorar as condições de acesso às unidades ali sediadas e incentivar a fixação de novas empresas”, conclui.

 

 

Câmara com novo representante na ADREPES

 

 

Luís Calha, vereador do Turismo e Desenvolvimento, apresentou a proposta de substituição de Isabel Conceição como representante da Câmara na Associação para o Desenvolvimento Regional da Península de Setúbal (ADREPES). A técnica da autarquia pediu para cessar as funções que exercia desde 2017 e que passam a ser asseguradas por Joaquim Carapeto.

Luís Calha destacou “o trabalho realizado pela técnica Isabel Conceição, que até 2018 contribuiu para a concretização de 135 projectos, que superaram os 10,2 milhões de euros e permitiram criar 105 postos de trabalho”. A proposta foi aprovada com as abstenções de PS, PSD/CDS e MIM.

Fátima Brinca
Jornalista
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -