27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalPalmelaAssembleia Municipal aprova Contas

Assembleia Municipal aprova Contas

Os deputados da CDU votaram a favor da Prestação de Contas, enquanto a abstenção foi a tónica do PS, BE e MIM. Os eleitos do PSD e CDS votaram contra

 

- PUB -

 

A reunião da Assembleia Municipal de Palmela foi uma autêntica maratona, mais de quatro horas, com a aprovação de moções, saudações e problemas apresentados pelos deputados, e já passava da meia noite quando foi apresentada a proposta da Prestação de Contas, que tiveram apenas os votos a favor da maioria CDU, enquanto o PS, BE e MIM se abstiveram e o PSD e CDS votam contra.

Na proposta aprovada destaca-se “a consolidação da saúde financeira do Município, que registou resultados operacionais positivos de 1,1 milhões de euros (mais 175,8% que em 2017)”. As receitas atingiram cerca de 46,4 milhões de euros e revelaram “uma taxa de execução de 108,1%, a mais elevada desde 2009”. As despesas tiveram uma execução de 87,5%, com o presidente Álvaro Amaro a explicar que o valor “não foi mais elevado devido a alguns concursos desertos e obras que não puderam ainda ser adjudicadas, devido à sua complexidade”.

- PUB -

O edil destacou “houve um acréscimo no valor dos investimentos e as funções sociais a representaram 62,68% das GOP”, enquanto as transferências para as freguesias aumentaram 4,59%”. A maior capacidade de endividamento da autarquia, garantiu o presidente da câmara “permitiu o acesso a novos empréstimos para investimento, e registou-se uma importante redução do passivo”. A Câmara de Palmela continuou a apostar na Educação, realça o presidente, lembrando “a conclusão das obras de ampliação e requalificação das Escolas Básicas de Aires e Águas de Moura e de beneficiação do logradouro da EB Salgueiro Maia”, tendo entrado em funcionamento o Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo para os ensinos secundário, tecnológico e superior.
Na área da Saúde, lembrou Álvaro Amaro, iniciou-se
a “construção da Unidade de Saúde Familiar de Pinhal Novo – sul, a aprovação da candidatura PRIA – Percursos em Rede para a Inclusão Ativa ou a adesão do Município ao projeto europeu “Network for the Role Models”. Na área do Património esteve em destaque a intervenção no Castelo, com a recuperação dos terraços da Praça de Armas e o início das obras para evitar derrocadas nas encostas do monumento. O edil de Palmela anunciou a candidatura de Palmela a Cidade Criativa da Unesco na área da música e ao programa “Valorizar” do Turismo de Portugal permitiu o alargamento da rede Wi-fi no Centro Histórico de Palmela.

O antigo edifício da GNR, revelou, “vai ser requalificado para a instalação do futuro Centro de Investigação de Património Cultural de Palmela, enquanto na antiga rádio PAL irá funcionará como centro de promoção e desenvolvimento do sector turístico”.
A obra de beneficiação da Estrada dos Quatro Castelos, troço norte, no âmbito da candidatura HUB10 – Plataforma Humanizada de Conexão Territorial já está a decorrer. As ciclovias avançam para a segunda fase da Ecopista de Pinhal Novo, já em conclusão, e foi adjudicada a primeira fase da Ciclovia de Quinta do Anjo. A Regularização da Ribeira da Salgueirinha continua a aguardar pelo visto do Tribunal de Contas.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -