29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaDia Municipal do Bombeiro aposta na protecção das crianças

Dia Municipal do Bombeiro aposta na protecção das crianças

O Dia Municipal do Bombeiro começou com o aniversário dos Bombeiros de Pinhal Novo, que este ano organizam as iniciativas, que se prolongam até 19 de Maio

 

- PUB -

 

A Associação dos Bombeiros de Pinhal Novo é a instituição mais emblemática da freguesia e a população mobilizou-se para homenagear os soldados da paz, que assinalaram os 68 anos de existência com desfiles e baptismo de uma nova ambulância para transporte de doentes não urgentes.

Depois da bênção do padre Ramalho, que benzeu a nova ambulância com o nome de José António Guerreiro, pessoa que tem dedicado a vida ao associativismo, foram atribuídos os emblemas de dedicação aos sócios com 25 e 50 anos.

- PUB -

A sessão solene começou com a intervenção do comandante substituto Vasco Marto, que lembrou “os bombeiros são um exército de múltiplas funções, que chegam em primeiro lugar aos incêndios, aos acidentes e às acções de socorro” e prometeu “estamos sempre preparados para servir as populações”.

 

Críticas de José Calado

- PUB -

O presidente da Associação de Pinhal Novo lembrou que “devido ao atraso das obras do quartel, as comemorações de aniversário foram na rua, mas isso permite que estas sejam assinaladas com a inauguração e mais um convívio com a população”.

José Calado prometeu um discurso “um bocadinho diferente, feito com o coração”, onde criticou a “decisão de pôr a GNR a combater incêndios florestais envolvendo verbas significativas, que deviam reverter a favor da formação dos bombeiros”.

A falta de legislação que defina o apoio financeiro aos bombeiros “cria muitas guerras internas e não permite que haja mais igualdade” destacou e apelou à Câmara de Palmela para que “ajude pois não temos equipamentos suficientes para acudir aos incêndios urbanos e florestais”.

Apesar de reconhecer que “a nossa câmara não é das piores no apoio aos bombeiros, precisamos de um pouco mais e pode-se ir mais longe”, lembrando “a falta de dois veículos importantíssimos para o combate aos incêndios”.

O presidente dos Bombeiros de Pinhal Novo terminou com um agradecimento ao comandante cessante, José Neto, que “ao longo de dois anos deu o seu melhor”.

Para Manuel Lagarto, presidente da Junta de Freguesia de Pinhal Novo, “os bombeiros não são soldados da paz, mas combatentes pela paz na luta contra as adversidades” e “podem contar connosco, que reconhecemos o trabalho que desenvolvem”.

Depois de prestar tributo aos fundadores da Associação, o presidente Álvaro Amaro, destacou a realização das comemorações do Dia Municipal do Bombeiro, que “nestes 19 anos têm dado frutos, em particular na comunidade educativa com o mote da segurança das crianças”. O presidente da câmara destacou “o apoio dado aos bombeiros na requalificação das obras dos quartéis, no montante de 500 mil euros e iremos ter mais 90 mil euros de apoios às três corporações do concelho”.

Discurso populista e sem rigor

O edil de Palmela respondeu a José Calado lamentando “o discurso populista, que seria melhor se fosse rigoroso em relação à lei do financiamento”, porque “tal como vós reivindicamos essa lei de financiamento e não ouvi uma palavra de quanto esta Associação recebe do Estado”.

Álvaro Amaro destacou “temos orgulho em construir soluções com as associações e pugnámos muito para que as candidaturas dos quartéis contemplassem as duas corporações, que ajudámos a financiar” e “qualquer candidatura para aquisição de viaturas de combate a incêndios urbanos e florestais e aos equipamentos de uso individual terão apoio da câmara”. O presidente  lembrou que “Palmela é o único município que conheço que tem três equipas de bombeiros permanentes” e deixou um apelo “é preciso haver paz, solidez, dignidade e competência e não tenho dúvidas sobre a capacidade operacional dos nossos bombeiros”.

Na sessão solene foram promovidos mais de uma dezena de bombeiros e a Liga atribuiu seis medalhas de distinção.

 

 

Caixa

Programa do Dia Municipal do Bombeiro

As comemorações vão continuar com as seguintes iniciativas:

Dia 10 de Maio – 09h30

Debate/ Semanário “Segurança das crianças a nossa responsabilidade”, na Escola Secundária de Pinhal Novo

Dia 13 de Maio – 10h30

Simulacro de sismo na Escola Básica de Aires

Dia 14 de Maio – 17h30

Exercício de atuação conjunta das três corporações de bombeiros do concelho, na Escola José Maria dos Santos

Dia 16 de Maio – 10h30

Simulacro de sismo na Escola Básica de Cajados

Dia 17 de Maio – 10h30

Simulacro de sismo na Escola Básica da Palhota

Dia 18 de Maio – Auditório Municipal do Pinhal Novo

10h30 – Receção às entidades oficiais

10h45 – Desfile apeado e motorizado

11h00 – Sessão solene de homenagem aos bombeiros

Dia 19 de Maio – 13h00

Almoço convívio com a Câmara, Juntas de Freguesia, dirigentes, comandos e corpos ativos das Associações de Bombeiros do Concelho

Fátima Brinca
Jornalista
- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -