19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaBiblioteca de Palmela exibe exposição de brinquedos musicais

Biblioteca de Palmela exibe exposição de brinquedos musicais

Mostra integra “integra processo de candidatura de Palmela à Rede de Cidades Criativas da UNESCO, na área da música”, salienta a autarquia

 

- PUB -

 

Uma exposição de brinquedos musicais, de Hélder Esdras Martins, está patente ao público desde o passado sábado e até 28 de Junho na Galeria da Biblioteca Municipal de Palmela. “Brincar com a Música” dá nome à mostra que apresenta objectos que fazem parte de uma vasta colecção do proprietário que é natural do Pinhal Novo e residente no Montijo.

Hélder Martins dedica-se ao coleccionismo desde os 16 anos. “Numa viagem a França, apaixonou-se pela temática dos brinquedos, ao visitar uma exposição. Actualmente, possui cerca de 10 mil peças, numa colecção que integra os mais variados tipos e origens de brinquedos, desde o século XIX. Tem participado em congressos, jornadas e exposições, representando Portugal em diversos países”, salienta a Câmara Municipal de Palmela, lembrando que a mostra tem entrada gratuita.

- PUB -

“Os brinquedos musicais fazem parte da vida da criança desde muito cedo e do seu crescimento. A presença da música no quotidiano da criança e a escuta dos diferentes sons produzidos por estes brinquedos fazem parte do processo de musicalização, de forma intuitiva. Esta exposição percorre culturas e gerações, numa panóplia de sons possíveis de imaginar”, adianta a autarquia, responsável pela organização da exposição, que “integra o ‘Palmela é Música’, processo de candidatura de Palmela à Rede de Cidades Criativas da UNESCO, na área da música”.

A mostra pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 10h00 às 19h00, e ao sábado, das 14h00 às 19h00 (encerra aos feriados).

 

- PUB -

Reconhecimento internacional

 

Licenciado na área de saúde e antropólogo, Hélder Martins tem expostos brinquedos de folha na Junta de Freguesia do Samouco, brinquedos mundiais no Fórum Cultural de Alcochete, brinquedos tradicionais no Posto de Turismo da Moita e prepara-se agora para participar na mostra colectiva que assinala os 50 anos da Biblioteca Nacional de Portugal,e m Lisboa.

Amplamente reconhecido em termos domésticos e internacionalmente, o coleccionador de brinquedos, recorde-se, foi distinguido com o Diploma de Honra, em Londres, Inglaterra, pela Real Galeria ao representar Portugal com a apresentação de um trabalho sobre o brinquedo luso. A esta distinção juntam-se várias outras que lhe têm sido atribuídas um pouco por todo o mundo, como em Miami (Estados Unidos) 2015 e 2016 e em Bogotá (Colômbia) também em 2016. Foi também participante convidado da semana dos Museus no Brasil, em 2016, registando ainda participações por toda a Europa e uma outra em Melbourne, na Austrália. Brevemente, Hélder Martins deverá ainda mostrar o brinquedo português em Berlim, na Alemanha.

 

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Autoridades suspeitam ter encontrado corpo de mariscador desaparecido em Montijo

Cadáver foi descoberto a flutuar no Tejo, em frente ao Terreiro do Paço
- PUB -