26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaObras nas encostas do Castelo revelam vestígios arqueológicos

Obras nas encostas do Castelo revelam vestígios arqueológicos

Escavações junto à antiga piscina fizeram descobertas que alteram o conhecimento sobre a história do castelo

 

- PUB -

 

 

A Semana de Palmela foi marcada pela visita às obras de consolidação das encostas no castelo, que revelaram uma enorme quantidade de novos vestígios arqueológicos.

- PUB -

As obras para consolidação das encostas do castelo deverão estar concluídas em finais de Setembro, mas envolvem uma grande complexidade, cuja intervenção está a decorrer em três frentes.

O presidente da autarquia, Álvaro Amaro explicou em pormenor que “as projecções de betão e pregagens, que vão garantir a estabilidade da encosta que suporta o castelo, são já visíveis a partir de Setúbal e da serra da Arrábida”. Os trabalhos da empreitada, acrescentou, “são de grande importância e complexidade, envolvendo vários estudos de especialidades diferentes, da geotecnia à cartografia, passando pelo paisagismo, conservação e restauro e estabilidade”.

O edil destacou “as escavações arqueológicas, que estão a decorrer junto à antiga piscina, descobriram um espólio muito rico e um conjunto de nova informação que altera o que sabíamos da história do Castelo e da ocupação humana na zona, abrindo novas linhas de investigação e estudo para as próximas décadas”. Também foi dado a conhecer o programa dos castelos e fortificações da Arrábida/Castelo de Palmela, integrada no projeto PRARRÁBIDA, cujo concurso público já foi lançado, revelou o presidente do município, que “visa a requalificação do Castelo, no que respeita à promoção das acessibilidades dentro do monumento e valorização patrimonial, permitindo uma melhor fruição e a integração nos roteiros de turismo acessível”.

- PUB -

 

Fátima Brinca
Jornalista
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -