20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalPalmelaConcurso de Doçaria em destaque no Dia do Enoturismo

Concurso de Doçaria em destaque no Dia do Enoturismo

Palmela assinala Dia Mundial no domingo, com iniciativas que se estendem por muitos dias. No sábado é o Concurso de Doçaria.

 

- PUB -

O concurso de Doçaria assume-se como principal referência das comemorações do Dia Mundial de Enoturismo, no concelho de Palmela, com diversas iniciativas que se irão prolongar até ao final do mês.

Os candidatos podem inscrever-se para o concurso até á próxima quinta-feira, dia 7, e o concurso irá decorrer so sábado, dia 9, na Casa Mãe da Rota de Vinhos da Península de Setúbal.

Os candidatos podem concorrer nas categorias de doces de colher, de fatia, doce seco ou biscoito.

- PUB -

O júri que irá avaliar os doces a concurso é constituído por representantes da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, da Confraria Gastronómica de Palmela, da Câmara Municipal, da Junta de Freguesia de Palmela e da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, e todos os doces serão degustados durante a entrega de prémios.

O concurso organizado pela Câmara de Palmela conta com o apoio da Associação da Rota de Vinhos da Península de Setúbal, aposta na valorização da Doçaria de Palmela enquanto produto turístico.

 

- PUB -

Vinho e gastronomia de mãos dadas

 

O Dia Mundial de Enoturismo assinala-se no dia 10 e é pretexto para diversas iniciativas com os vinhos e a gastronomia de mãos dadas.

As adegas Sivipa, Filipe Palhoça, Venâncio da Costa Lima, Fernão Pó Adega, ASL Tomé, Casa Ermelinda Freitas, Casa Dupó e Quinta do Piloto participam com a oferta de visitas guiadas, promoções e degustações. Os restaurantes também participam num roteiro gastronómico a que aderiram 24 espaços de restauração, que apostam no moscatel para a confecção das ementas, que estarão à disposição do público, nos dias 8 a 10 e de 15 a 17 de Novembro.

O público pode ficar a conhecer melhor os vinhos de Palmela na iniciativa “À Conversa com o Enólogo”, que conta com a participação das adegas Casa Agrícola Horácio Simões, Quinta do Monte Alegre, Xavier Santana, Filipe Palhoça Vinhos e Fernão Pó Adega.

 

Dia de São Martinho

 

O vinho e a gastronomia continuam a estar em destaque nas iniciativas que assinalam o Dia de São Martinho, que começa ao ritmo do fado no Grupo Desportivo da Volta da Pedra, na sexta-feira, dia 8, às 21h00.

No sábado, das 10h30 e 15h00, a Filipe Palhoça Vinhos promove uma visita guiada com degustação de castanhas assadas, batata doce e vinho novo. Também neste dia, mas às 15h00, realiza-se o São Martinho na Adega na Venâncio da Costa Lima e às 16h00, na Fernão Pó Adega. No início da noite o São Martinho será comemorado na ASL Tomé.

Fátima Brinca
Jornalista
- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -