27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalPalmelaPalmela já investiu 2,4 milhões em ciclovias e promete mais

Palmela já investiu 2,4 milhões em ciclovias e promete mais

Aposta no conceito de mobilidade suave é para manter, diz o presidente da autarquia, Álvaro Amaro

A Câmara Municipal de Palmela tem vindo a apostar forte no conceito de ciclovias e, actualmente, já conta com cerca de 14 quilómetros de rede ciclável no concelho, num investimento na ordem dos 2,4 milhões de euros, revela o presidente da autarquia, Álvaro Balseiro Amaro. E ainda “vêm aí muitos mais”, garante.

- PUB -

Só em Pinhal Novo já existem sete quilómetros de ciclovia. Mas o objectivo “é estender o conceito também junto à Ribeira da Salgueirinha” bem como a todos “os novos loteamentos que costurem a periferia do perímetro urbano”, revela o autarca, salientando o objectivo de “introduzir um anel [ciclável] em torno da localidade”.

Para o edil de Palmela, a questão em torno da mobilidade suave e da rede de ciclovias, ecopistas em corredores segregados, “é um desafio global”. Daí que, tal como Palmela, vários outros municípios da Área Metropolitana de Lisboa tenham adoptado o projecto intermunicipal denominado CICLOP 7.

De resto, é ao abrigo do CICLOP 7 que nasce a Rede Ciclável e Pedonal da Península de Setúbal que une Palmela, Sesimbra e Setúbal, no compromisso intermunicipal “Território Arrábida”.

- PUB -

O referido projecto promove, segundo a autarquia de Palmela, “o incremento de modos suaves de deslocação, as ligações de curta distância nos espaços urbanos e seus contextos periurbanos e uma nova vivência do espaço público”. “Da utilização da bicicleta à opção pela deslocação pedonal nos pequenos percursos quotidianos, passando pela intermodalidade a partir das principais estações rodoferroviárias, este projecto já está a alterar os hábitos da população destes três concelhos, com claras vantagens ambientais, económicas e para a saúde e qualidade de vida das comunidades”, realça o município.

Além das conexões internas e entre os três municípios, a evolução do projecto “permitirá uma ligação mais ampla entre as redes cicláveis da Península de Setúbal”. O projecto “abrange 17 troços, num total de cerca de 27 quilómetros”, dentro dos municípios da Arrábida, e “representa um investimento na ordem dos quatro milhões de euros, co-financiado pelo FEDER a 50 por cento (Portugal 2020)”.

Ecopista em Pinhal Novo

No âmbito do referido projecto, o município de Palmela tem em fase de estudo e desenvolvimento diversas intervenções, depois de já ter concluído várias outras.

- PUB -

A 2.ª fase da Ecopista de Pinhal Novo é disso exemplo. Foi inaugurada em 2019 e veio ligar a zona da Urbanização Vila Serena ao entroncamento com a Estrada dos Quatro Marcos, na fronteira com o concelho do Montijo, numa extensão de dois quilómetros. “A obra teve um valor total elegível de 350 mil euros e contou com co-financimento europeu de 175 mil euros”, lembra a edilidade, destacando que o novo troço veio juntar-se aos 1,6 quilómetros da 1.ª fase da empreitada, inaugurada em Setembro de 2014.

A ligação do Largo adjacente à Rua Infante D. Henrique (antigo Largo da Mitra) à zona central de Pinhal Novo é um outro projecto co-financiado em desenvolvimento na vila pinhalnovense. Inclui um troço de ciclovia e via pedonal para garantir a ligação da ciclovia de Val’Fores à ecopista de Pinhal Novo e à via partilhada da rua Infante D. Henrique (ligação ao parque intermodal sul). O concurso para a obra será lançado em breve.

Apenas a aguardar pela colocação de luminárias para ser dada como concluída está a ciclovia de Quinta do Anjo. Desenvolve-se entre as urbanizações Colinas da Arrábida e Portais da Arrábida e acompanha, em parte, o percurso da Ribeira da Salgueirinha, numa extensão total de cerca de dois quilómetros, dos quais 1,4 são em pista dedicada e os restantes em vias banalizadas.

Adjudicado recentemente, por 9 661 euros, foi o projecto de execução para a construção de um troço de ciclovia e ligação pedonal entre Quinta do Anjo e Cabanas. A obra “faz parte da futura ligação entre concelhos, unindo Palmela a Azeitão”, realça a autarquia.

Mobilidade facilitada

Mas Palmela apresenta ainda outro projecto intermunicipal: o HUB 10. Este projecto engloba “questões de transporte público, de melhoria de acesso a actividades económicas”, mas contempla igualmente “um corredor pedonal e ciclável”, sublinha Álvaro Balseiro Amaro.

“Estamos a procurar não só a ligação dos principais eixos aos concelhos vizinhos – porque estamos aqui no centro da península –, como estamos também a procurar facilitar a deslocação, seja para locais de trabalho, seja para escolas, ou seja simplesmente por lazer, ao longo de quase todas as vias estruturais”, resume o edil.

Concluída em 2016, foi a 1.ª fase da ciclovia de Aires, na freguesia de Palmela, num investimento de cerca de 28 500 euros. Apresenta um troço partilhado entre peões, bicicletas e automóveis em baixa velocidade, estando em estudo a ligação à estação ferroviária de Palmela.

Também em estudo está ainda a ligação Portal Branco/Miraventos/Setúbal que, mais tarde, irá desenvolver-se noutra direcção, ligando o Portal Branco ao Bairro Padre Nabeto e a Aires.

Interface em redor da EN10 e corredor para peões e ciclistas

Ainda no âmbito do projecto CICLOP 7, a Plataforma Humanizada de Conexão Territorial HUB 10 engloba também, além do reperfilamento da faixa de rodagem e do novo enquadramento paisagístico, trabalhos de beneficiação da rede viária na área industrial de Vila Amélia: a 1.ª fase entre a entrada poente do concelho, com ligação ao município de Setúbal, e a rotunda da Makro; e a 2.ª fase com troços a nascente e sul da Estrada dos Quatro Castelos, até S. Gonçalo, numa extensão de mais de quatro quilómetros. As intervenções incluem, segundo a autarquia, “a criação de um corredor segregado para peões e ciclistas e caixas/abrigos para transportes públicos rodoviários, criando um interface em torno da EN10 e das estações ferroviárias da Penalva e de Coina”. A 1.ª fase está concluída e a 2.ª já tem o projecto de execução aprovado, sendo que a candidatura ao Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano – Plano de Acção de Mobilidade Urbana Sustentável (PEDU-PAMUS) recebeu luz verde.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -