23 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaPalmela cria comissão de acompanhamento ao Covid-19 que entra já hoje em...

Palmela cria comissão de acompanhamento ao Covid-19 que entra já hoje em funcionamento

Autarquia, bombeiros, Segurança Social, GNR e autoridade de saúde vão reunir todos os dias por videoconferência

A partir de hoje, a Câmara Municipal de Palmela começa a realizar, por videoconferência, balanços diários sobre a evolução do contágio de Covid-19 no concelho com as corporações de bombeiros, a Segurança Social, a GNR e a autoridade de saúde local.
Trata-se de uma comissão permanente de acompanhamento à situação pandémica que, ontem à tarde, em reunião, a Comissão Municipal de Protecção Civil decidiu criar.

- PUB -

“O objectivo é conseguir uma melhor articulação, capacidade e rapidez de resposta entre as várias entidades públicas, face às necessidades identificadas a cada momento”, explica o município, adiantando que a nova comissão “surge no decurso das diversas medidas” que já adoptou.

Em comunicado, a edilidade enumera o conjunto de medidas tomadas para diversas áreas: apoio social, serviços municipais, espaço público, serviços culturais não presenciais, sensibilização da população, e trabalhadores municipais.

Apoio social

- PUB -

Ao nível do apoio social, a autarquia aponta o serviço gratuito “Não saia de casa, nós vamos por si!” dirigido a idosos com mais de 65 anos (ver pág.7); entregas ao domicílio no Mercado Municipal de Pinhal Novo; horário prioritário nos supermercados para profissionais de saúde e agentes de socorro e segurança; escolas em funcionamento para filhos de profissionais de saúde e de outros serviços essenciais; refeições escolares a alunos carenciados; prazo adicional de 30 dias para pagamentos ao Município (como abastecimento de água); isenção do pagamento de taxas ou rendas das concessões municipais encerradas; e prorrogação de prazos por mais 30 dias seguidos em processos/vistorias que dependam da autarquia.

A estas juntam-se o conjunto de medidas implementadas nos serviços municipais, como o fecho de todos os equipamentos municipais, a suspensão de todos os postos de atendimento e também do atendimento social presencial, entre outros.

Espaço público e serviços

No espaço público, o município destaca “o reforço das acções de desinfecção, em especial nas zonas de abastecimento, jardins e locais de maior circulação, tais como terminais de transportes públicos e locais de deposição de lixo” e o “encerramento de todos os espaços de jogo e recreio do concelho”.

- PUB -

Em relação aos serviços culturais não presenciais, são disponibilizados livros online pela Rede Municipal de Bibliotecas Públicas, realizadas actividades “Hora do Conto” e “Sessões de Poesia” online e também pela mesma via os munícipes podem aceder às actividades do museu e outros serviços.

As campanhas de sensibilização dirigidas à população e as medidas introduzidas para trabalhadores do município, como adopção do teletrabalho e implementação de jornada contínua e rotatividade de turnos para evitar aglomeração de funcionários, entre outras, completam o conjunto de acções preventivas lançado pela Câmara Municipal, no âmbito da activação do plano de contingência interno delineado para combate à propagação de Covid-19 e de acordo ainda com medidas resultantes do estdo de emergência.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -