25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaPalmela garante Unidade Móvel de Saúde para o concelho

Palmela garante Unidade Móvel de Saúde para o concelho

Protocolo com ARSLVT aprovado. Viatura vai transportar enfermeiros, assistente social e psicólogo, entre outros

 

- PUB -

O concelho de Palmela vai passar a contar, para já por 12 meses (período que pode ser renovado até ao máximo de cinco anos), com uma Unidade Móvel de Saúde para prestar serviços à população, sobretudo àqueles que se encontram mais isolados. Trata-se de uma viatura, devidamente equipada, que contará com enfermeiros, assistente social e psicólogo, entre outros, e que irá percorrer o território.

O funcionamento desta Unidade Móvel de Saúde resulta de um protocolo de colaboração que a Câmara Municipal de Palmela se prepara para assinar com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT). O acordo a estabelecer com a ARSLVT foi aprovado, por unanimidade, na sessão de câmara de quarta-feira passada pelo executivo liderado por Álvaro Balseiro Amaro.

“Esta viatura, devidamente transformada e apetrechada, destina-se à prestação de serviços de saúde na comunidade e promoção de estilos de vida saudáveis e de um envelhecimento activo, especialmente junto das populações rurais e mais isoladas do concelho”, revela a autarquia, em nota de Imprensa.

- PUB -

Desenvolvida “em estreita parceria com o Agrupamento dos Centros de Saúde (ACES) Arrábida”, a implementação desta Unidade Móvel de Saúde vai percorrer o concelho “durante três manhãs por semana, de acordo com um circuito a definir” em conjunto pelo referido agrupamento de centros de saúde e pelo município.

Nos restantes horários, adianta a edilidade, a unidade móvel “será utilizada para campanhas informativas, de sensibilização e outras iniciativas que promovam a literacia em saúde e a adopção de estilos de vida saudáveis”.

- PUB -

No âmbito do protocolo, além da equipa de profissionais de saúde, o ACES Arrábida fica também responsável por “garantir o material clínico e terapêutico necessário ao funcionamento da viatura”.

Já ao município compete, entre outras responsabilidades, “o investimento na viatura” bem como “suportar todos os encargos que resultem da sua afectação à prestação de serviços de saúde na comunidade”.

O protocolo com a ARSLVT “vai vigorar por períodos de um ano, automaticamente renováveis, até ao limite de cinco anos”, sublinha a autarquia.

A Unidade Móvel de Saúde constitui “uma das acções previstas no projecto intermunicipal ‘Percursos em Rede para a Inclusão Activa (PRIA)’, cofinanciado no âmbito do POR Lisboa 2020 e dirigido à população sénior, com o objetivo de promover o envelhecimento ativo e saudável, a aprendizagem ao longo da vida, a participação e o combate ao isolamento e exclusão”, conclui a edilidade.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -