26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaMercado Caramelo também se celebra de janela

Mercado Caramelo também se celebra de janela

Carros com música ao vivo vão andar no Pinhal Novo. População desafiada a trajar a rigor e a dançar às varandas

 

- PUB -

Tal como nas celebrações de Abril, também esta edição do Mercado Caramelo vai ser celebrada, entre sexta-feira e o próximo domingo, às janelas e varandas do Pinhal Novo, face ao actual contexto de pandemia.

O desafio, anunciou a Câmara Municipal de Palmela, foi agora lançado na sequência da impossibilidade da realização do certame nos moldes habituais.

“A organização, a cargo da Confraria da Sopa Caramela e da Junta de Freguesia do Pinhal Novo, com o apoio do Município de Palmela, viu-se forçada a cancelar o evento, mas, de 8 a 10 de Maio, desafia a população a viver esta tradição com a mesma intensidade, ainda que de forma diferente, a partir de casa”, revela a Câmara Municipal em nota de Imprensa.

- PUB -

A população é, assim, convocada a decorar as “varandas, janelas ou montras com motivos alusivos à cultura caramela e ao Mercado Caramelo” e, ao mesmo tempo, a optar por confeccionar “uma refeição em família com a tradicional Sopa Caramela”.
A proposta gastronómica, que visa assinalar a tradição local, não se fica apenas pela sopa. “A esta proposta gastronómica junte também as Favas à Caramela, as Batatas Ensalsadas e o famoso Pudim de Abóbora, acompanhados pelos vinhos de Palmela e pelo Pão Cabeçudo Caramelo”, sugere o município.

Além das referidas propostas, a autarquia destaca ainda uma actividade que promete animar a vila.

“No sábado, dia 9, às 18h30, dois carros com música ao vivo tocada por acordeonistas vão percorrer as ruas da vila, convidando a população, trajada a rigor, a dançar à janela ou varanda”, divulga, acrescentando que o acontecimento poderá ser depois partilhado e visionado nas redes sociais. Para isso, basta que quem adira à iniciativa “registe os momentos e partilhe na página de Facebook do Mercado Caramelo”.

- PUB -

A concluir, o município lembra que, desde que começou a ser realizado em 2016, o Mercado Caramelo “tem vindo a recriar os mercados dos anos 50 e 60 [do século passado], as profissões de antigamente e alguns dos hábitos locais, contribuindo também para a preservação e divulgação da Sopa Caramela”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -