Assembleia Municipal aprova contas de 2019 com saldo positivo de 10,4 M€

22
visualizações

Valor vai ser “comprometido com novos investimentos”, depois de “investimentos na ordem dos 8,4 M€” em 2019

 

- Pub -

O concelho de Palmela fechou o ano de 2019 com um saldo positivo de 10,4 milhões de euros, “integralmente comprometido com novos investimentos”, depois da autarquia assumir, em 2014, o objectivo de ter “zero pagamentos em atraso”. “A 31 de Dezembro de 2019 estavam por receber de dívidas ao município 9,1 milhões de euros, sem contar com as receitas provenientes de impostos municipais”, revelou a Câmara Municipal de Palmela em comunicado.

A prestação de contas referente ao ano passado foi aprovada por maioria, na última quinta-feira, pela Assembleia Municipal de Palmela, “com as abstenções do PS, BE e MIM [Movimento Independente pela Mudança] e os votos contra do PSD/CDS-PP”. De acordo com a autarquia, “o balanço do exercício é muito positivo”, com “as receitas arrecadadas” a atingir “os 49,6 milhões de euros, com uma taxa de execução de 107,1%”. “Relativamente à despesa, a execução foi de 87,2% – acima da média da Área Metropolitana de Lisboa – num total de 48,8 milhões de euros (+13,6% do que em 2018). Destes, 27,9 foram afectos diretamente às Grandes Opções do Plano (GOP), e dentro das GOP, 60,2% representam um investimento directo nas funções sociais”, acrescenta.

Dos dados apresentados, o município destaca, “igualmente, a excelente capacidade de endividamento, o que tem permitido a assunção de novos compromissos para financiar obras estruturantes, mas também a capacidade de autofinanciamento para investir no território”. “A aquisição de bens de capital teve um acréscimo de 76,4% (+3,8 milhões de euros), num total de 8,4 milhões de euros – o maior valor do quadriénio”, revela.
No que diz respeito aos “rácios económicos e financeiros”, estes “tiveram uma excelente evolução, com o aumento do valor de investimento por habitante”. “Um bom exemplo é o rácio de produtividade, que passou de 126,8 para 144,7% (por cada 100 euros gastos em despesas de pessoal, foram gastos 144 euros em actividades e investimentos)”, lê-se na mesma nota.

Município investiu 8,4 milhões de euros em projectos de diversas áreas

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Amaro, 2019 “foi um ano com investimentos na ordem dos 8,4 milhões de euros “. “Houve poupança das despesas correntes, o que gerou mais capacidade para direccionar verbas para despesas de capital”, revela. Dos projectos desenvolvidos pela autarquia, encontram-se abrangidas diversas áreas.

Na educação, “a implementação do “Plano Inovador de Combate ao Insucesso Escolar – Eu Conquisto o Meu Sucesso!”, das primeiras bolsas de estudo e as empreitadas de requalificação das EB Brejos do Assa e António Matos Fortuna” foram algumas das medidas desenvolvidas. Ao nível da saúde, foi concluída a Unidade de Saúde Familiar na zona Sul de Pinhal Novo, representando “a concretização de uma aspiração com duas décadas”. Por sua vez, o desenvolvimento das “áreas de reabilitação urbana contribuiu para o aumento da dinâmica no concelho”. No turismo, “Palmela conseguiu chegar longe com a participação em certames internacionais de promoção turística”.

Maria Carolina Coelho
Mário Rui Sobral

Comentários

- Pub -