27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalPalmelaCâmara disposta a retirar amianto desde que obra seja financiada na totalidade

Câmara disposta a retirar amianto desde que obra seja financiada na totalidade

A Câmara Municipal de Palmela diz estar disposta “a avançar com a retirada do amianto na Escola Básica Hermenegildo Capelo no âmbito do programa lançado pelo Governo, com recurso a fundos comunitários”, mas apenas se for ressarcida da totalidade do investimento. E disso mesmo afirma já ter dado conta à Área Metropolitana de Lisboa.

- PUB -

“A Câmara Municipal assumirá a empreitada, desde que seja garantido o financiamento a 100%”, revela a autarquia em nota de Imprensa, salientando que, de acordo com um diagnóstico efectuado e “já enviado”, foram identificados “2 944 metros quadrados” do referido tipo de material a retirar do estabelecimento de ensino.

“Esta é a última escola do concelho onde ainda existe amianto nas coberturas, já que o município procedeu à retirada deste produto nos edifícios escolares sob a sua responsabilidade há vários anos”, faz notar a edilidade, esclarecendo que na Escola Básica José Maria dos Santos, em Pinhal Novo, “está já prevista para este ano a terceira e última fase de remoção de amianto, com o processo a decorrer, não sendo necessária a intervenção municipal”.

“Há mais de uma década que a autarquia e a CDU, a nível local e nacional, vêm alertando para esta questão – de base ambiental, mas também de saúde pública, pelos graves riscos associados ao amianto – que é, justificadamente, fonte de preocupação e manifestações pela população”, lembra a edilidade. A finalizar, o município realça que “foi por iniciativa de ‘Os Verdes’ que nasceu a Lei n.º 2/2011, que prevê a detecção, 00monitorização e remoção de amianto em edifícios públicos”, criticando, a concluir, que o problema não tenha até ao momento conhecido uma resolução concertada.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -