25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaVindimas 2020 arranca sexta-feira com um programa adaptado ao actual contexto de...

Vindimas 2020 arranca sexta-feira com um programa adaptado ao actual contexto de pandemia

Evento vai decorrer durante as sextas-feiras, sábados e domingos de Setembro, até dia 27 do mesmo mês

 

- PUB -

A Festa das Vindimas está de regresso à vila de Palmela a partir de sexta-feira com um formato diferente, adaptado ao actual contexto de pandemia provocado pela propagação da Covid-19. Com o mote “Por Amor a Palmela”, a edição Vindimas 2020, ao invés de acontecer durante os habituais seis dias, vai decorrer durante as sextas-feiras, sábados e domingos de Setembro, até ao dia 27 do mesmo mês.

Segundo André Cabica, presidente da direcção da Associação das Festas de Palmela – Festa das Vindimas, “esta foi a melhor solução encontrada para assinalar o evento”. Desta forma, para celebrar “o vinho, o trabalho da terra que dá origem a néctares qualificados e as gentes que os produzem”, a comissão organizadora recriou, da forma que lhes foi permitida, “algumas das iniciativas” habituais, refere a Câmara Municipal de Palmela em comunicado.

O programa deste ano é, assim, composto por “espectáculos, animação, provas desportivas e de vinho comentadas, sunsets, entre outras actividades”, passando, também, pela celebração dos momentos emblemáticos inerentes à festa. O primeiro dia da festividade arranca na Biblioteca Municipal de Palmela, com uma sessão solene, a começar pelas 21h30. Também neste dia vai ter início a 1.ª Rampa Virtual da Festa das Vindimas, que consiste “numa prova aberta, crono-escalada em bicicleta, sem carácter competitivo”.

- PUB -

No dia seguinte a população tem a oportunidade de assistir ao Talk-show Vindimas 2020, momento criado em substituição à Gala de Eleição e Coroação da Rainha da Festa das Vindimas. O espectáculo, com início marcado para as 21h30 no Cineteatro São João, vai ser apresentado pelo comediante Jorge Serafim e vai contar com dois momentos musicais, proporcionados pela banda residente The Peakles e pelo cantor Toy.

Já no dia 6, pelas 11h00, vai começar a pisa da uva e a bênção do 1.º mosto no Largo do Município. “A cerimónia consiste no acto simbólico da análise pública de uma amostra de mosto recolhido na ocasião, para aferir o seu grau alcoólico e qualidade, que é, posteriormente, benzido. À iniciativa segue-se a realização da Missa de Acção de Graças na Igreja de São Pedro”, lê-se na mesma nota divulgada pela autarquia.

No dia 12, por sua vez, está agendado um espectáculo drive-in, ou seja, que acontece dentro da viatura de cada participante, na qual o cantor Miguel Azevedo vai actuar pelas 21h30 no “parque de estacionamento detrás de São Pedro”. Para além do valor de participação, deve ser entregue no local “um alimento para pessoas ou animais a reverter para o projecto Banco Solidário de Alimentos e/ou Quintinha ABC”.

- PUB -

Nos restantes fins-de-semana do mês muitas são as actividades planeadas pela comissão organizadora da Festa das Vindimas. O último dia do evento, a 27 de Setembro, vai ser marcado pela realização de uma sessão de entrega de prémios, a acontecer pelas 19h00 no Cineteatro São João. O espectáculo de encerramento vai também decorrer neste local, no qual o grupo Terra vai apresentar “novo Tango velho” pelas 21h30.

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -