Município de Palmela adere às Jornadas Europeias do Património

30
visualizações

As Jornadas Europeias do Património (JEP) estão de regresso nos dias 25, 26 e 27 de Setembro e a Câmara Municipal de Palmela vai associar-se ao evento através de “um conjunto de iniciativas enquadradas pelo tema Património e Educação”, explica a autarquia em comunicado.

- Pub -

Seguindo o mote deste ano, que “pretende sensibilizar para o papel do património na educação e vice-versa e para a riqueza e complexidade desta relação”, o município encontra-se a promover a “Mostra de Trabalhos “O Castelo da minha terra”, patente ao público na Biblioteca Municipal de Palmela entre 25 de Setembro e 24 de Outubro, e uma visita ao Parque Venâncio Ribeiro da Costa, com identificação de plantas e desenho livre, no dia 25, iniciativa inserida na Formação para a Comunidade”. Organizada pelo Grupo das Plantas em parceria com a Câmara Municipal de Palmela, a visita é limitada a 15 participantes.

A Projecção Multimédia “Memórias da Marateca” na fachada do edifício da Escola Básica n.º1 de Águas de Moura, também no dia 25, e “exercícios de escrita criativa e leitura de textos pelos Criadores de Escrita, no dia 26, entre as 10h00 e as 12h00, nas Grutas Artificiais de Casal do Pardo, em Quinta do Anjo”, compõem também o programa comemorativo das JEP. Para a actividade de escrita, inserida na formação para a comunidade, é necessário levar caderno de escrita e um assento.

A participação nas actividades, “de carácter gratuito”, requer inscrição prévia. Organizadas pelo Conselho da Europa e da União Europeia, as Jornadas Europeias do Património envolvem, a nível mundial, mais de 50 países, “no âmbito da sensibilização dos povos europeus para a importância da salvaguarda do património”. Em Portugal, a iniciativa é coordenada pela Direcção-Geral do Património Cultural.

Comentários

- Pub -