26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalMoitaSimarsul investe M€1,5 em obras de reabilitação até final do ano

Simarsul investe M€1,5 em obras de reabilitação até final do ano

Intervenções em cinco estações de saneamento de águas dos concelhos de Seixal, Palmela e Moita já foram adjudicadas

 

- PUB -

Cerca de 1,5 milhões de euros é quanto a Simarsul espera investir até final deste ano em obras de recuperação e conservação de estações de tratamento de águas residuais.

Só entre 25 de Setembro e 8 de Outubro, a empresa responsável pelo sistema multimunicipal de saneamento de águas na Península de Setúbal adjudicou cinco intervenções – para os concelhos de Seixal, Palmela e Moita – que no total ultrapassam os 1, 1 milhões de euros.

No dia 25 de Setembro, segundo a empresa, foram adjudicadas as empreitadas de “Reabilitação da Estação Elevatória de Santa Marta de Corroios” e de “Execução da Etapa de Gradagem da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da Lagoínha”. No passado dia 8, foi a vez das obras de “Substituição do Sistema de Gradagem das Estações Elevatórias (EE) EE4, Vinha das Pedras e Fonte da Prata” serem igualmente adjudicadas.

- PUB -

A reabilitação da Estação Elevatória (EE) de Santa Marta de Corroios (Seixal) foi entregue “à empresa Nunes Brás Santos Sousa – Soluções de Engenharia Lda.” pelo “valor global de 489.855,03 euros” e tem um “prazo de execução de 240 dias”. Esta empreitada, explica a Simarsul, “visa a reabilitação profunda dos equipamentos, instalações eléctricas e dos elementos de construção civil” da infra-estrutura, “gravemente degradada devido à tipologia diferenciada dos efluentes recebidos da Amarsul (lixiviados)”.

A EE de Santa Marta de Corroios “pertence ao Subsistema de saneamento da Quinta da Bomba” e serve “uma população estimada de 11 414 habitantes equivalentes, para um caudal médio de 2 061 m³/dia”. Funciona desde 2001 e “foi integrada na Simarsul em 2004”.

Estações na Lagoinha e na Baixa da Banheira

- PUB -

Já a execução da Etapa de Gradagem da ETAR da Lagoínha (Palmela) foi adjudicada por “264.875,24 euros à Metalcário – Construções Lda.” O prazo de execução da obra é de “270 dias”. A empreitada a efectuar “a montante da EE inicial daquela infra-estrutura” permitirá “melhorar as condições de funcionamento e de segurança na sua operação”. Esta ETAR, que pertence ao Subsistema de saneamento da Lagoínha, “entrou em funcionamento em 2008” e serve hoje cerca de “30 600 habitantes equivalentes, para um caudal médio de 7 650 m³/dia”.

Por último, a substituição do Sistema de Gradagem da EE4 (Baixa da Banheira), EE Vinha das Pedras e EE Fonte da Prata (Moita) vai custar, no total, “399.445,90 euros” e o prazo para conclusão da obra é de “190 dias”, indicou a Simarsul. A  Ambiágua-Gestão de equipamentos de Água S.A. é a empresa responsável pela empreitada.

A intervenção engloba a reabilitação “das etapas de gradagem, dos sistemas de ventilação e desodorização e de alguns elementos de construção civil” das infra-estruturas. Estas EE pertencem “ao Subsistema do Barreiro/Moita, no concelho da Moita”, estão a operar desde 2011 e servem “126 845 habitantes equivalentes, para um caudal médio de 13.541 m³/dia”.

A Simarsul é responsável pela gestão e exploração do sistema multimunicipal de saneamento de águas residuais da Península de Setúbal. Trata-se de uma sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos, tendo como accionistas a Águas de Portugal (AdP) e os municípios de Alcochete, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setúbal. Ao longo de mais de uma década já realizou investimentos no valor global de “211 milhões de euros”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -