22 Janeiro 2021, Sexta-feira
- PUB -
Início Local Palmela Dia da Floresta Autóctone vai ser celebrado com percurso na Serra do...

Dia da Floresta Autóctone vai ser celebrado com percurso na Serra do Louro

Programa municipal para assinalar a data envolve a comunidade educativa e a população em geral

 

- PUB -

A plantação de árvores no espaço público e a realização de um percurso pedestre na Serra do Louro são algumas das propostas que a Câmara de Palmela dirige à comunidade educativa e à população em geral para celebrar o Dia da Floresta Autóctone (23 de Novembro).

O programa de actividades – que arranca na próxima segunda-feira e que se prolonga até 6 de Dezembro – vai ser desenvolvido “em Palmela, Pinhal Novo, Quinta do Anjo e Parque Natural da Arrábida”, anunciou a autarquia.

Assim, com a colaboração das escolas, de segunda, 23, a sexta-feira, 27, serão plantadas árvores em vários espaços públicos do concelho.

- PUB -

Para dia 24 está agendada a realização do percurso pedestre interpretativo intitulado “A nossa floresta autóctone” pela Serra do Louro. Nesta iniciativa vão marcar presença “os alunos da Escola Básica Matos Fortuna (Quinta do Anjo)”, indica o município. A

inda para essa terça-feira e também para dia 26, logo pelas 9h45, tem lugar a iniciativa “Planta a Planta”, que consistirá na plantação de espécies autóctones e na “remoção” de outras consideradas “invasoras”. Esta acção, a realizar “ao longo das margens da linha de água de Quinta do Anjo – no “troço entre o Sobral e a urbanização Colinas da Arrábida, junto à ciclovia” –, envolverá os alunos da EB Matos Fortuna e a comunidade.

O programa prossegue no dia 6 de Dezembro, a partir das 9h30, com uma acção de formação sobre compostagem no Auditório Municipal de Pinhal Novo. A iniciativa, dinamizada sob o mote “Compostar é reciclar”, tem “a duração de três horas”, contempla a “oferta de kit para montagem de compostor em madeira” e é “dirigida a famílias que tenham espaços exterior e interesse em transformar os resíduos da cozinha ou do jardim num fertilizante natural”, lembra a autarquia. A participação nesta acção obriga a inscrição prévia. As inscrições são gratuitas mas têm número limitado.

- PUB -

Ainda no âmbito deste programa que visa assinalar o Dia da Floresta Autóctone, a Câmara de Palmela vai proceder à edição do folheto digital “À descoberta das plantas da Serra do Louro”, que visa promover e apoiar a realização de actividades de exploração da natureza.

- PUB -

Mais populares

Secundária Sebastião da Gama suspende aulas presenciais para alunos mais velhos até dia 26

Sete funcionários da escola em isolamento profiláctico obriga a alunos dos 11.º, 12.º e ensino nocturno a terem aulas em casa   Os alunos dos 11.º...

Alteração à sinalização na Volta da Pedra cria transtornos na circulação automóvel

Presidente da autarquia de Palmela e director da Infraestruturas de Portugal reuniram no local e apresentaram soluções A alteração à sinalização horizontal recentemente efectuada na...

Pandemia obriga Agrupamento de Escolas Lima de Freitas a suspender aulas presenciais em 20 turmas

No espaço de três dias duas das grandes escolas de Setúbal viram-se obrigadas a tirar turmas de aulas presenciais. O fecho das escolas ganha...
- PUB -