1 Maio 2024, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaPalmela conquista bandeira de autarquia amiga das famílias

Palmela conquista bandeira de autarquia amiga das famílias

Apenas dois municípios do distrito são galardoados há três ou mais anos consecutivos

 

- PUB -

Palmela foi um dos dois municípios do Distrito de Setúbal – o outro foi o Montijo – que acabou de receber a bandeira com palma do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis. Esta distinção é atribuída às autarquias premiadas há três ou mais anos consecutivos.

Este ano foram galardoados 81 municípios com o prémio “Autarquia + Familiarmente Responsável”, pelas suas práticas amigas das famílias. Desta lista, 64 obtiveram a bandeira com palma.

“O trabalho desenvolvido em Palmela, em áreas como a Educação, o Desporto ou a Intervenção Social, revela a atenção que o município presta às famílias, com vista à construção de comunidades mais justas e solidárias”, afirma a autarquia palmelense, em nota de Imprensa. Como exemplos deste tipo de práticas, a Câmara de Palmela destaca “o Plano Inovador de Combate ao Insucesso Escolar ‘Eu Conquisto o Meu Sucesso’” e o pacote de “medidas especiais no âmbito da pandemia”, com a “distribuição de máscaras aos alunos de todos os níveis de ensino, aquisição de tapetes desinfectantes para escolas, cedência de equipamentos aos agrupamentos para crianças com carências económicas, distribuição de termómetros por infravermelhos nas escolas ou o fornecimento de refeições aos alunos carenciados, desde Março”. O município aponta também outras acções que levou a cabo, como “a distribuição de refeições em regime de take away para 31 alunos em Agosto, até ao início do actual ano lectivo”. E a continuação da “gratuitidade das refeições escolares para crianças do pré-escolar e 1.º ciclo, cujo agregado familiar se situe nos 1.º e 2.º escalões do abono de família”, além da “oferta dos cadernos de actividades do 1.º ciclo e o acesso a transportes escolares muito além do definido legalmente”. Além disso, este ano, implementou “uma nova medida de alargamento do reforço alimentar, abrangendo também os alunos do 1º. ciclo, num total de 3 115 crianças”.

- PUB -

A criação do Cabaz Solidário Saudável, os projectos como o “Clique sem Idade”, o Cartão Municipal Idade Maior ou os programas de actividade física “50+” e “Viver Melhor, Viver com Autonomia” são, entre outras, iniciativas também realçadas, que contribuíram para a premiação da autarquia.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Helicóptero do INEM foi accionado. Vítima acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso

Maria das Dores Meira renuncia a mandato de vereadora em Almada e poderá apontar candidatura à Câmara de Setúbal

Dores Meira não desvenda futuro, mas é muito possível que se apresente como independente nas próximas autárquicas à presidência em Setúbal
- PUB -